segunda-feira, 6 de agosto de 2007

É Fantástico...

Sei que vou provocar polêmica. Paciência, essa também é a proposta do blog. Assisti a pouco o final do Fantástico. Pesquisa "fresquinha" medindo a popularidade de LULA registrou índices praticamente idênticos aos registrados na pesquisa anterior, feita pelo mesmo instituto antes da tragédia de Congonhas. Constatação óbvia do Zeca Camargo: apenas 8% da população usa regularmente o transporte aéreo. Por isso, a tragédia que nos deixa sinceramente consternados e solidários às famílias das vítimas, não simboliza um problema que aflige em cheio a sociedade brasileira. E por isso não repercute na popularidade do presidente. É claro que o "apagão aéreo" é um problema. Grave. Deve ser enfrentado o mais rápido possível e espero que o Ministro Jobim tenha êxito nesta tarefa. Outras vidas devem ser poupadas. Entretanto, outros problemas graves afligem a população, sobretudo as camadas menos favorecidas, há muito mais tempo e permanecem sem solução. Recentemente representei o SEPE na Conferência Municipal de Saúde. Certamante a otimização do SUS é uma prioridade nacional. O avanço das políticas públicas nesta área certamente repercutiria na popularidade do presidente. A BR 101, só no trecho que corta nossa Campos, continua ceifando vidas. Segundo publicou a FOLHA DA MANHÂ neste fim-de-semana, já são 51 mortos só esse ano. A sociedade civil local, liderada por Roberto Moraes e Dr. Luis José, luta a seis anos pela duplicação da rodovia, sem sucesso. Para ficar apenas nestes exemplos, a melhoria da qualidade dos serviços do SUS e a duplicaçaõ da BR 101 na região são também essenciais para evitar óbitos, mas não repercutem tanto na imprensa! Se o fantástico constatou que a "crise aérea" não causa impacto na opinião pública - mesmo frente a uma tragédia na proporção de Congonhas - por que tem sido pauta prioritária da GLOBO e da mídia em geral nos últimos meses? Se a pauta da imprensa não se orienta pela opinião pública, a que interesses serve?

2 comentários:

Renato Barreto disse...

Caro Fábio...

É claro que a gente se sente indignado com a forma como setores da mídia trata nosso governo, claro. Mas nós precisamos sair das cordas e não podemos deixar esses caras pautarem nossa discussão. Por isso proponho que vc. também "post" notícias positivas do governo. Por exemplo o governo acaba de lançar um programa de incentivo para quem deseja cursar física e química em instituições federais, vai pagar 350,00 por cabeça. É uma forma de estimular a ampliação da oferta de professoers nessas áreas...

Um abraço

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Certamente faremos isso Renato! E conto com a colaboração de vocês para isso. Aqui não vamos reverberar a grande mídia. Eles já tem o monopólio das mídias convencionais. Só não deu para resistir ao jeito cândido da Globo - por meio do Zeca Camargo - admitir a inutilidade de seus esforços oposicionistas. se o DEM e o PSDB fossem tão competentes quanto a mídia teríoamos mais problemas no Congresso! De quaquer forma, valeu o comentário. Conto com você para qualificar essde espaço. A "casa" é sua!