segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Showman

O Gustavo Soffiati já alertou em seu registro para os perigos de ir além do excelente texto do Professor Paulo Vitor - leia aqui - sobre o show de Ney Matogrosso ontem em Atafona.
Mas eu não resisto a um breve comentário pessoal já manifesto ontem aos mais próximos - incluindo o próprio Gustavo - em conversa logo após o espetáculo.
Em se tratando de uma apresentação que reúne muitas canções novas, de jovens compositores, gravadas há apenas um ano, e cujo repertório não inclui muitos sucessos clássicos do intérprete, poderia-se até imaginar uma reação fria da platéia. Isso se o artista no palco não fosse o sensacional Ney, que arrasa em tudo, a começar pela voz maravilhosa de sempre, com destaque para figurino, coreografia e presença de palco. Em plena forma, envelhecendo "com o corpo são" ele esbanjou ousadia, carisma, sensualidade e soube explorar a força de canções mais conhecidas como O Tempo Não Para, Ode aos Ratos e Por que a Gente é Assim ao longo do show.
A canção que dá título ao espetáculo, do também genial Arnaldo Antunes - lamentavelmente indisponível no Youtube - chamou a atenção deste blogueiro - que recentemente replicou daqui manifestação pública de racismo proferida por um baluarte do pior reacionarismo em periódico local. Bela e "engajada" canção!
O showman, com pleno controle da situação manteve o interesse do público até o bis deixando a platéia, e em especial meu amigo Ely, completamente embevecidos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza o cara esbanja disposição e sabe como levantar o público. Ele é maravilhoso.
Um abraço da Thatiana.

Anônimo disse...

Com certeza o cara sabe levantar o público, dos mais jovens de 60 aos de 20. Ele é maravilhoso. Foi uma apresentação imperdível.
Um abraço da Thatiana.

Anônimo disse...

O texto do Paulo Vitor é muito bom, mas o comentário mais interessante que li sobre a -deslumbrante- apresentação de Ney, foi esse seu, Fabio. É fascinante como Ney contraria o famoso mito de que o "público só se entusiasma c/ o que já conhece", o que leva muitos cantores a repetir sempre o mesmo repertório nos shows. Ney tem um carisma tão gde, e hipnotiza a platéia de tal jeito, que mesmo cantando um repertório denso, c/ algumas letras difíceis, filosóficas, cheias de reflexão sobre o tempo, ele consegue fazer c/ que a platéia preste atenção a cada palavra cantada. O público não se desconcentra, é impressionante. Uma hora e meia de show, e passou tão rápido, tamanho o prazer de ouvir e ver (o visual é lindo, luz estupenda). Dá a impressão que há algo mágico ali no palco, e deve haver...
Abração!

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Valeu Bruninho.
Vc é generoso com este seu amigo!
Tô lisongeado.
Abção!

Ah, Tathiana, Abção p/ vc tb!!!