segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Deixam a desejar

Este blog compartilha de opiniões apresentadas por outros blogueiros sobre o debate da noite de ontem, que seguiu até as "considerações finais" numa linha de ataques mútuos e acusações de parte a parte sobre corrupção, mentiras, cinismo e outras condutas desabonadoras. O Ricardo André declarou: "creio que ambos têm razão".
Já Roberto Moraes observou: "Os candidatos estão esquecendo que caminharam juntos na política por mais tempo do que aquele que os separam(...)"

Muito embora haja quem diga que ataques e baixarias deram o tom de diversos debates em diversas cidades onde a Record promoveu debates nesta noite, ficou patente em várias perguntas trocadas entre os candidatos e em respostas de ambos, o desconhecimento sobre dados e informações fundamentais sobre a cidade. Ainda ontem conversava com alguns amigos na Potenza e um deles fez menção ao alto nível dos debates entre Obama e Maccain, com os dois candidatos dominado amplamente uma vasta gama de informações sobre a sociedade americana, um enorme contraste com o debate nesta planície. A bem da verdade, nos últimos 3 pleitos locais - 2004, 2006 e 2008 - o candidato que me pareceu ter melhor se preparado em termos de conhecimento e informações sobre indicadores sócio, geográficos, estatísticos e econômicos do município foi Geraldo Pudim.
Antes de ser acusado de ter me "vendido" para este Deputado, lembro que não votei nele em nenhuma das ocasiões, tampouco para a Câmara Federal - é público que ajudei a coordenar a campanha do companheiro Chico D'Angelo, com quem continuo colaborando, no município - nem mantenho relações políticas com o parlamentar do PMDB. Apenas observei que ele teve tempo e se preparou para o cargo que intencionava ocupar, ao contrário da impressão que tenho dos candidatos hora envolvidos na disputa. Como disse o Roberto Moraes agora há pouco em seu blog:
Enfim, estes são os candidatos selecionados pelos partidos e pelos eleitores. Respeitemos, pois, estas escolhas, mas o blog não pode deixar de dizer: Campos merece mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos a algumas considerações sobre o debate:
Não devia-se colocar em questão somente o desempenho do candidato frente as câmeras.
Já tivemos candidatos bons de tv e péssimos de governo(Collor)e péssimos de TV e reconhecidos como bons administradores(como o recem eleito prefeito de Niteroi,que em debates para o governo do Estado em2002 foi um fiasco despencando logo depois nas pesquisas).
Portanto concordo com você que o que incomoda é não ver temas importantes serem melhor desdobrados.Neste pont é impossível não comparar com o debate de SP onde mesmo com propostas antagônicas elas são muito bem discutidas.No nosso debate fala-se de transparência,mas ela se resume a um portal(que na interinidade não era atualizado).Fala-se em transporte mas não apontam como vai se dar a renovação da frota o subsídio ou não para o bilhete único ou tarifa de 1real,e ainda apontam a legalização das vans na contramão do planejamento e do transporte ecologicamente correto.
E por fim não apontam diagnósticos sobre a educação do município.Os dois candidatos tem em comum figuras nefastas e incopetentes que já estiveram a frente da pasta e ajudaram a afundar a educação,e sobre isso não mereceu uma mísera palavra anão ser sobre o fatídico gaz de pimenta.
Enfim,pobre cidade pantanosa...