segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Ainda sobre transporte...

Em São Paulo, houve uma integração entre a programação do DIA MUNDIAL SEM CARRO e a Virada esportiva, promovida pela prefeitura paulistana.

O Secretário do Verde e do Meio Ambiente Eduardo Jorge e a vereadora Soninha (PT) prestigiaram eventos como o Desafio Intermodal (evento que compara a performance de várias formas de transporte pela cidade, mostrando, por exemplo, que a bicicleta pode ser mais rápida e eficiente do que o automóvel. Para ler mais, clique aqui) - na quinta - e a concentração na Praça do Ciclista, no dia 22. Pena que na bicicleata que saiu desta praça, ganhando a Paulista, a polícia do Serra resolveu interferir na
atividade, conforme denunciou e exibiu a ESPN Brasil - veja foto ao lado!

O Luiz Felipe Muniz, importante militante das causas ecológicas em Campos, anunciou em seu blog a bicicleata de sábado, na zona sul do Rio. Pena que em Campos, onde a bicicleta é o meio-de-transporte de milhares de trabalhadores, a data passou quase em branco. Propus ao Luiz Felipe, por meio de um comentário no seu blog, pensarmos sobre uma mobilização para 2008! A bicicleta faz parte da cultura local, mas as vias públicas locais não estão preparadas para o trânsito seguro dos ciclistas. É preciso planejar e construir ciclovias, aproveitando a topografia da cidade.

Também é preciso reestruturar o transporte coletivo na cidade, revendo a questão dos ônibus - veja entrevista de Sérgio Belém no blog do Roberto Moraes (post anterior) - e pensando em alternativas como VLT.

Só assim, oferecendo opções aos cidadãos poderemos racionalizar o trânsito, reduzindo o número de carros nas ruas, e regular o "transporte alternativo".


Bicicleata em SP!

FOTOS: sites contraponto e fuga e luddista's.

Nenhum comentário: