quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ME INCLUA FORA DESSA

O Mensalão existiu? Sim, como mecanismo deletério de financiamento de campanha. Essa é perspectiva racional e conseqüente para encarar o problema. Pois como qualquer fato social, a corrupção política também possui causas coletivas. Portanto, uma opinião pública responsável é aquela que não se limita ao moralismo despolitizado e desesperador, mas nos faz encarar os mecanismos objetivos de nosso sistema de representação e cultura política. Só para ilustrar esse argumento, podemos contemplar da arquibancada o mal-estar existencial dos "outros" (PSDB). Reportagem do fundamental sítio Carta Maior:

FHC não sabia de nada, afirmam líderes do PSDB
Lideranças tucanas lançam movimento para silenciar e isolar senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que envolveu ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em esquema de caixa-dois. Segundo eles, FHC e o PSDB nacional não tem nada a ver com o assunto.
As declarações do senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG), envolvendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no esquema de caixa-dois de sua campanha para o governo de Minas Gerais em 1998, causaram um terremoto dentro do partido, desencadeando uma operação para isolar e silenciar Azeredo o mais rápido possível. Lideranças tucanas fizeram fila, quarta-feira, para rebater as declarações do senador mineiro.“O senador não poderia ter dito isso. Está me obrigando a responder algo surrealista. Envolver o presidente (FHC) nesse episódio é o mesmo que envolver o presidente Bush”, disse Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB no Senado. Virgílio não explicou porque seu colega de partido “não poderia” ter dito o que disse. O presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati (CE), recorreu à psicologia para explicar as declarações de Azeredo. Segundo ele, as declarações de Azeredo ao jornal Folha de São Paulo são uma demonstração de indignação e transtorno mental.

Já o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB), tirou o corpo fora e jogou a batata quente no colo de seu companheiro de partido, dizendo que Azeredo deve prestar contas à sociedade pelas acusações de caixa-dois na campanha de 1998.
Até a manhã de quinta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda não havia se manifestado sobre o caso. Segundo lideranças do PSDB, FHC está no exterior.
De Paris a vida é sempre mais bela e frugal, como aliás convém a um Príncipe desencantado. E sempre resta o último recurso do traíra: me inclua fora dessa.

Nenhum comentário: