terça-feira, 25 de setembro de 2007

ALIADO OU LEGENDA DE ALUGUEL?

Desde domingo, a partir de matéria da FOLHA DA MANHÃ está colocada publicamente a possibilidade da filiação do Secretário de Saúde de Campos, Dr. Rodrigo Quitete - foto - ao PT.

Ouvido pelo matutino, contudo, o Dr. Rodrigo - contra quem não consta qualquer indício desabonador - declarou que: “Estou nas mãos do prefeito sobre a filiação: não tenho conhecimento nesta questão, e Mocaiber vai avaliar o melhor partido, para não descontentar nenhuma sigla”. O jornal acrescenta ainda que o PT estaria "disputando" com o PSDB (?) a filiação do Secretário de Saúde.

Hoje, recebi algumas manifestações apreensivas de membros do Diretório local e de militantes históricos, me questionando sobre a hipótese. A indignação dos companheiros vai na linha de que a aliança democraticamente aprovada por maioria do Diretório não pode ser confundida com a "entrega" do Partido ao governo!

Assim, como Secretário-geral do PT de Campos, julgo oportunos os seguintes esclarecimentos:

1) O Partido dos Trabalhadores de Campos não recebeu solicitação formal de ingresso na sigla por parte do Secretário Municipal de Saúde - fato confirmado pela declaração do mesmo ao jornal FOLHA DA MANHÃ;

2) Nesse sentido, o partido, até o presente momento, não considera oficialmente o assunto e muito menos "disputa" tal filiação;

3) O PT é um aliado diferente, que, por vontade da maioria do Diretório, apoia o governo municipal, mas não abre mão de sua autonomia. Não somos linha auxiliar do prefeito, tampouco uma legenda de aluguel!

4) As filiações ao PT são discutidas democraticamente por nossas instâncias e estão condicionadas a afinidade com nosso Programa partidário e à nossa tática eleitoral, sendo aprovadas por consenso ou submetidas ao Diretório;

5) No caso em questão, há tibieza por parte do Secretário, que não demonstra convicção no interesse em filiar-se ao PT, e também polêmica quanto à conveniência da filiação de um pré-candidato tão potencializado eleitoralmente, do ponto de vista da nossa tática eleitoral - vale lembrar que dos três últimos Secretários de Saúde do Município, um virou deputado estadual e outros dois prefeitos. Assim, se confirmada, a solicitação da filiação deve ser votada pelo Diretório, rompendo com a presente unidade.

Nenhum comentário: