sexta-feira, 15 de maio de 2009

Longe de Campos ...

A revista Newsweek traz nesta semana matéria sobre O New York Times http://www.newsweek.com/id/196997 e revela que ser for mantido desejo do Bilionário David Geffen – grande acionista da empresa - o jornal deve se transformar em uma instituição sem fins lucrativos. Algo que já ocorreu com o St. Petesburg da Florida que hoje é administrando por uma instituição educacional sem fins lucrativos chamada Poynter Institute for Media Studies, que leva o nome do lendário jornalista Nelson Poynter.
Para o bilionário o NYT precisa ser preservado da crise que já fechou ou obrigou a migrar para internet mais de 100 jornais nos últimos meses. Geffen considera o NYT o mais influente jornal do mundo e um verdadeiro “tesouro nacional” que deve ser preservado a qualquer custo mesmo que o preço seja tornar o jornal uma instituição sem fins lucrativos.
Na batalha por sua sobrevivência o NYT já abriu gratuitamente todo o seu arquivo desde o século XIX para consulta via WEB o mesmo ocorrendo com o conteúdo do jornal que pode ser acessado por qualquer internauta. Esta semana mais um movimento que reconhece a incontrolável força dos BLOGS, desde terça feira o jornal disponibiliza uma nova página, o “Times Wire” que possui uma ferramenta semelhante aos blogs dispondo de notícias em ordem cronológica, confira aqui: http://www.nytimes.com/timeswire/index.html
Nos EUA os grandes veículos de comunicação se associam a internet e procuram renovar suas forças através de Blogs, o mesmo movimento já foi realizado por grandes jornais impressos do Brasil que organizam e disponibilizam em seus sites Links para os blogs de seus jornalistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem sabe daqui há alguns milênios A Panacéia Mascarada (nossa city) entenda o que é blog.