sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Lamentável

Conforme já foi registrado na mídia impressa e na blogosfera local, há um racha na Direção da subseção local da OAB. O blog foi informado que divergências relacionadas a questões institucionais sérias e descumprimento de vários acordos levaram o Dr. Cláudio Andrade, um dos expoentes do grupo que oxigenou a entidade no último pleito, a renunciar à Presidência da OAB Jovem. Ao que parece, o jovem líder da classe não está sozinho, consta que pelo menos mais dois conselheiros do seu grupo, que alega sofrer tentativa de isolamento, devem também se afastar.
O blog lamenta que divergências e, talvez, interesses de outra natureza comprometam a unidade na direção de importante entidade da sociedade civil, que vinha até aqui cumprindo seu propósito de renovação e fazendo uma boa gestão na Ordem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fábio, é bom deixar claro que o atual presidente da OAB Campos é honesto e que o próprio Cláudio deixou claro em uma carta aberta que não colocava em dúvida a honestidade do Filipe Estefan.
Qdo se fala de "interesses de outra natureza" me faz pensar em corrupção, o que não é o caso.
Em casos assim é melhor ouvir os 2 lados antes de opinar.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Protegido pelo velho expediente do anonimato, o comentarista acima resvala - se for ingênuo - ou destila leviandade.
Se houve manifestação de Dr. Cláudio no sentido da correção de Dr. Felipe Estefan, este blog deixa claro que a reitera. Não vemos inclusive sentido na especulação sobre "corrupção", daí não termos explicitado anteriormente, conforme faremos agora, que não temos nenhum reparo ao Dr. Felipe, tampouco no que se refere à sua probidade.
Além de não ter nenhuma suspeita quanto à honestidade de Dr. Felipe, ouvi certa vez de um amigo relato sobre o modesto orçamento administrado pela subseção local da OAB. Donde não considerei sequer que tal interpretação maldosa pudesse ser produzida.
Abrigar interesses diferentes é algo muito natural em entidades de classe ou em qualquer ambiente associativo democrático. A pluralidade faz parte do convívio social, logo a diferença também. É um equívoco, ou uma leviandade depreender da especulação sobre interesses diferentes, cuja natureza inclusive pode ser nobre, referência à corrupção. No mínimo malicioso por demais.
Por não ser um repórter e não estar apurando denúncia alguma, apenas "comentando" algo que soube e lamentei, não procedi a consulta ao "contraditório". Mas o espaço está a disposição de Dr. Felipe Estefan para qualquer menifestação que ele queira fazer sobre o episódio.
Finalmente reafirmo que considero lamentável a ruptura da unidade na jovem e competente direção da OAB local, justamente por ver valor em Dr. Cláudio, Dr. Felipe, Dr. Humberto Nobre enfim, no conjunto dos membros do grupo original que vem desempenhando uma boa gestão na entidade.