segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Brincando com fogo?

DO EX-BLOG DE CÉSAR MAIA
Despedindo-se da Prefeitura carioca após 16 anos - com o hiato do governo Conde - o blogueiro-gestor César Maia é polido e sereno na análise dos números da eleição de ontem e na avaliação dos "desafios político" que aguardam o Chuchu Paes na Prefeitura Carioca.
Aponta um grave problema no que se refere à proposta de tarifa única apresentada pelo candidato do Governador, que pode resultar em conflito com voluntariosos militantes do Movimento estudantil que aderiram entusiasmados à campanha do PMDB por orientação do ex-PT ou do PCdoB:

(...) A capilaridade do sistema de ônibus e transporte complementar no Rio, assim como a topografia da cidade, reduz muito o número de pessoas que usam duas conduções para seus deslocamentos de rotina. Estima-se em menos de 10% dos usuários.
(...) Para se generalizar o sistema de tarifa única em médio prazo ter-se-ia que mexer no sistema de gratuidades. A resistência e os conflitos que adviriam disso seriam imprevisíveis.
(...) Melhor seria, em curto e médio prazos, ampliar os links de integração e em longo prazo ampliar o transporte de massa (metrô, “metrolização” dos trens...). Tocar nas gratuidades é "brincar com fogo".

Nenhum comentário: