domingo, 15 de março de 2009

+ Poesia no bloguinho...

Porque não só rio

Porque me cortas a cidade
E o peito
Com águas e lembranças,
Deságuas nos meus olhos
Alegrias e detritos,
Alimentas e derrubas
Minhas casas e esperanças
E quando seco
Meninos brincam nas areias de teus quintais

Porque inspiras protestos e poesias
Dais abrigo a beatas e piranhas,
Lavas homens e animais...

Rio

E te atravesso apesar das correntezas

E



Rio
Porque tens lágrimas demais
E meus dentes se misturam a teu lodo fértil,
Manguezais formaram-se em minha boca,
Guaiamuns fartaram-se de poesia

E as palavras tragaram os catadores de livros
E puãs
Entre a minha
e a tua vida
há o naufrágio de grandes vapores
e a teimosia de pequenos barcos

Rio
Porque me guarda um beijo quente
O oceano


Adriano Moura

4 comentários:

Anônimo disse...

"Entre a minha
e a tua vida
há o naufrágio de grandes vapores
e a teimosia de pequenos barcos"

Que lindo! Não é pra ser amiga coruja?! rs

Bom domingo, querido!
Auci

Anônimo disse...

DECLARAÇÃO POÉTICA****

aqui, agora, neste momento que repousa sobre as asas de minha
confidente borboleta imaginária, eu, invisto contra a alma imortal
dos gabinetes. procuro amigos que não sejam sérios: os macumbeiros,
os loucos confidentes, imperadores desterrados, freiras surdas, cafajestes,
maconheiros, viciados, damas da noite e cafetões e todos que detestam
os sonhos incolores, inaudíveis,indolores, inodoros. Aprendi que a ternura de lacinhos é um luxo protozoário. Abaixo os gestos dourados. Olhai o
CINTILANTE CONTEÚDO DAS LATRINAS!!!

Dedé Muylaert

Danielle Manhães disse...

Olá Fabio!

Muito linda essa poesia, sobretudo os efeitos minuciosos deste rio, muito bem empregados nas entrelinhas.

Só mesmo uma pessoa com uma alma poética pra conseguir ter tanta sensibilidade...
Conseguir desbanalizar o banal.

_______________________________

E por falar em rio...
Veja só a música bonitinha que me lembrei:


"Ouve o barulho do rio, meu filho
Deixa esse som te embalar
As folhas que caem no rio, meu filho
Terminam nas águas do mar

Quando amanhã por acaso faltar
Uma alegria no seu coração
Lembra do som dessas águas de lá
Faz desse rio a sua oração."
(...)


[Composição: Seu Jorge, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Marisa Monte]


Bjs!

=)

Anônimo disse...

Amigo Fábio,
O frescor da poesia de Adriano Moura é uma grande homenagem ao Dia Nacional da Poesia .
Walnize Carvalho