segunda-feira, 16 de março de 2009

Passando Recibo

A pauta do artigo dessa semana pode parecer incoerente, frente a recentes diálogos com Gustavo Soffiati e Aluysio Abreu Barbosa sobre a pertinência de se responder a provocações "anônimas" no ambiente da internet, especificamente nos blogs locais. Sustentei com meus caros interlocutores que não me dignava a responder críticas de quem nem ao menos se identifica no debate.
A aparente contradição, contudo, se justifica pelo fato de que as críticas recebidas por esse articulista no blog "A TroLhA" se referem a algo que procuro exercer com decência e responsabilidade: a representação sindical na defesa dos profissionais da Educação. Algumas das críticas e cobranças manifestadas por “anônimos” na internet mantêm contato com ponderações já apresentadas por companheiras identificadas, e até próximas.
Pois bem. Não há de minha parte, enquanto diretor do SEPE Campos, leniência e omissão com relação ao governo municipal. O SEPE Campos espera audiência solicitada à Secretária municipal de Educação, Maria Auxiliadora Freitas, há dois meses, para manifestar de forma transparente sua pauta de reivindicações, que é antiga. Não há qualquer mudança de conduta com relação ao governo anterior. Continuamos reivindicando eleições diretas para direção das Escolas – conforme destacado em dois artigos neste espaço; revisão do PCCS no que se refere aos profissionais da educação, sobretudo na questão do enquadramento por tempo de serviço; concurso público como forma exclusiva de acesso ao serviço público; equiparação salarial entre as pedagogas e os demais cargos de especialistas previstos na estrutura da SMEC; melhoria na estrutura física das unidades da rede; dentre outras demandas bem conhecidas pela categoria. Esperamos para muito breve a atenção da Secretária, bem como diálogo profícuo no sentido da conquista destas reivindicações. Do contrário, persistiremos no caminho de mobilização e luta que caracteriza a história do SEPE.
Cabe contudo ressaltar que, mais que um velho chavão, a palavra de ordem "O SEPE somos nós, nossa força nossa voz!" é sempre atual. Como bem destacaram alguns lúcidos debatedores no blog citado, é fundamental a mobilização da base da categoria, conforme exemplo recente da comunidade da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, frente problemas que afligem tantas outras unidades da rede. Neste momento crítico, contamos com ampla participação na assembléia de quarta-feira.


Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fabio

Sugiro que divulgue em todos os blogs o dia, hora e local da assembleia.
Um abraço