sábado, 23 de fevereiro de 2008

Lampião ou Maria Bonita?

O Cientista Político e Professor Renato Barreto volta a colaborar com o blog, enviando por e-mail comentários.
Nesse, ele avalia o Programa institucional gratuito do DEM, exibido em rede nacional na noite de quinta-feira, aponta as incoerências dos herdeiros do PFL com precisão e uma dose certa de irreverência:

Acabei de ver o programa televisivo do DEM, fiquei comovido com o novo símbolo do partido: uma árvore. Ah... que rico...
Três coisas me chamaram a atenção, primeiro o fato de que as estrelas do partido que ocuparam a maior parte do programa e puderam exibir suas “realizações” foram os prefeitos Kassab de São Paulo e César Maia do Rio e além deles o filhinho do prefeito Rodrigo Maia. Acminho também falou um pouquinho. Mas o governador do DF não pôde mostrar nem um banquinho de praça.
Foram valorizadas as figuras do partido que atuam como líderes da oposição no congresso. Membros da velha guarda como Marco Maciel e Bornhausen não abriram o bico e só apareceram sorrindo.
Tudo se resumiu a mostrar obras no Rio de Janeiro e elogiar as câmara da policia municipal de São Paulo – mas número relevando eficiência das câmeras que é bom nada.
Os membros do DEM buscaram capitalizar a derrota da saúde com a não aprovação da CPMF. Procuraram colar em si mesmo a bandeira da austeridade fiscal e da coerência. Naturalmente não comentaram nada sobre os estratosféricos aumentos do IPTU patrocinados pelo Sr. Prefeito do Rio de Janeiro. Isso é que é coerência.
Mas o mais incrível mesmo foi a total ausência de críticas diretas ao governo Lula. Alias o nome do presidente se quer foi citado. Clássica arregada de quem não tem peito de bater de frente com um presidente que está no auge de sua popularidade. É realmente uma alegria ver esses que dormiram na cama da ditadura romperam o casamento, mas não conseguem esconder que não suportam a solidão dos divorciados e volta e meia manifestam saudades dos tempos de alcova. Até tentam compor uma nova imagem, mudam de nome e símbolo, mas vivem em eterna crise de identidade... escondem o que pensam com medo das urnas e secretamente culpam o povo por sua ignorância. Viva a oposição que tem medo de ir pra rua... viva os senhores que no congresso se portam como Lampião mas na rua são Maria Bonita de batom...

Nenhum comentário: