quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Memória abandonada!

No dia 31 de janeiro, após os jornais locais terem destacado que no chuvoso dia anterior um carro foi atingido por desabamento de uma "casa velha" na Rua Carlos de Lacerda, o blog recebeu por e-mail a mensagem anônima que reproduzo a seguir:

Fábio,
Tentei fazer um comentário anônimo no seu blog, mas não consegui. Lendo as notícias dos jornais de ontem, fiquei me perguntando: Estamos nós, campistas, aguardando o que para recuperar nosso "Patrimônio"? Digo entre aspas, primeiramente porque vejo a Prefeitura totalmente equivocada no que realmente venha a ser patrimônio histórico. Em segundo lugar, em virtude deste equívoco, pune aqueles proprietários de casa velha (e não antiga, com algum valor p/ preservação), não os deixando nada fazer e também não lhes fornecendo qualquer contrapartida.
Isso é um absurdo em se tratando, da grana que essa prefeitura tem e investe em show, etc.
Por outro lado, temos o IPHAN que nada faz de efetivo p/ recuperar o Solar de Santo Antonio - Asilo do Carmo; a mim, parece que não consideram o "nosso" patrimônio como patrimônio "deles”, pois a visão que estas obras têm p/ eles é mínima.
Estaríamos como nos séculos passados, à mercê das intempéries? E será que foram tão fortes assim essas chuvas, ou alguém deixou de fazer alguma coisa na hora que devia ter feito?
Desculpe o desabafo, mas tinha que fazê-lo apesar de muito mais desejar a escrever.


A publicação do e-mail recebido pelo blog neste 2º Dia do Abandono se justifica pelo fato de que me parece um oportuno depoimento - com conhecimento de causa - acerca do descaso com o Patrimônio Histórico do município, enfatizado no post abaixo.

Nenhum comentário: