terça-feira, 29 de julho de 2008

Equilíbrio

Sobre as eleições para a prefeitura de uma província não tão distante, que divide com Verona a predileção do luar, o blog recebeu na noite de ontem informe sobre pesquisa não registrada, feita por um instituto metodologicamente respeitado, para consumo de clientes que a encomendaram.
Pelos dados da pesquisa, colhidos há poucos dias - logo, posteriores a possíveis reflexos negativos das prisões de colaboradores próximos na campanha da candidata com nome de flor - a distância entre o candidato do coração, que lidera a corrida eleitoral, para a candidata com nome de flor, não é tão grande como se supunha.
O candidato do coração teria 33% das intenções de voto, contra 27% da candidata com nome de flor. O candidato do partido identificado com o pássaro teria 5% e a candidata vermelha 2%. Os demais candidatos não obtiveram índice superior a 1%.
Como se vê, considerada a margem de erro de 3% para mais ou para menos, há um empate técnico neste momento.


Obs.: O texto acima, uma especulação fictícia, foi alterado às 18:09, por orientação de um amigo e parceiro do blog, conhecedor dos meandros da rígida legislação eleitoral. O blog lamenta que órgãos de imprensa de cidades reais não promovam e divulguem pesquisas registradas sobre o momento das campanhas eleitorais em atenção à opinião pública.

ATUALIZAÇÃO às 20:00
O blog do Robreto Moraes anuncia que a Inter TV contratou o Ibope para realizar uma pesquisa em Campos entre os dias 10 e 30 de agosto. Ainda que a atitude se justifique pela possibilidade de excluir candidatos menos potencializados do debate que a emissora vai promover, parabéns à iniciativa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já soube de outra pesquisa recente, também empatada tecnicamente, em que Arnaldo teria 34% (não sei a pontuação exata de Rosinha). Em outras pesquisas anteriores, Arnaldo tinha a mesma média (31 a 35%) e Rosinha estava cerca de 15 pontos atrás.
O que tem se comentado é que esses números mostram que Arnaldo atingiu seu "teto": é candidato declarado (tido como favorito) há mais de um ano e não passa desse patamar. Por outro lado, Rosinha só assumiu a candidatura em junho, ou seja, ainda tem muito espaço para crescer e parece não ter sofrido prejuízo eleitoral com a prisão de integrantes de seu governo. Por isso a campanha de Arnaldo, dizem, entrou em crise (agravada pelo apoio ostensivo à odiada ex-mulher), com várias pessoas demitidas e brigas que teriam chegado a agressões.
Levando em conta que, na minha opinião, os outros candidatos não conseguirão votos suficientes para causar um segundo turno, a crise faz sentido.