sábado, 2 de agosto de 2008

Tá na hora de soprar a velinha...

Esse blog completa hoje um ano de existência. Longe de ter o prestígio e a credibilidade de parceiros como Roberto Moraes e Ricardo André, não é propriamente um "campeão de audiência". Mas me trouxe prazer e algumas surpresas ao longo desses doze meses. Já houve quem se apresentasse pra mim como "leitor do meu blog", tive a honra de ser convidado pelo Mestre Orávio para falar sobre este ofício na última semana de imprensa de Campos...
Não tenho como registrar precisamente o número de acessos que tivemos nesse período. Três contadores foram utilizados nesse sentido. O primeiro, registrou, entre 14 de agosto e 12 de outubro de 2007, 4273 acessos; o segundo, entre 21 e 28 do mesmo mês, cerca de 400 - pifou quando já registrara mais de 388 acessos; e o último, que pifou há cerca de 15 dias, registrou de 08 de janeiro do corrente até meados de julho, cerca de 18000 acessos. Se estimarmos os períodos de lacuna na contagem considerando as médias de acessos diários registrados nos dias anteriores aos "apagões", posso afirmar, sem exagero, que já ultrapassamos a marca dos 25000 acessos neste primeiro ano.
Confesso que este espaço já não tem a cara com que foi idealizado, nem mesmo o pefil com que se desenvolveu e se tornou lido por velhos e novos amigos. Posso afirmar que seus objetivos são outros, embora guarde a essência da proposta original. Tivemos dificuldades operacionais e de estrutura que limitaram algumas metas iniciais. A agilidade - fundamental para o veículo - foi muitas vezes comprometida pela indolência do blogueiro. Mas este espaço nunca deixou de registrar fielmente a opinião desse cidadão. No que se refere assuntos mais prosaicos - como minha paixão rubro-negra e alvi-anil - e mais sérios - como a triste sina que parece marcar a política nesta planície. Nesse sentido, é fiel ao nome com que foi batizado pelo Rodrigo: é uma autêntica crônica de meu cotidiano - com algumas páginas arrancadas!
Não sei, nem quero, traçar planos para o seu futuro. Mas vou continuar por aqui. Talvez, seja a hora de uma repaginada. Quando outubro chegar, vou convocar o "conselho editorial" e tratar do assunto. O visual continua me agradando muito, mas a foto do blogueiro precisa ser mudada. Além de atualização visual - fui alertado sobre isso hoje por dois leitores, frente a minha aparência atual - trata-se também de uma questão "editorial". Não vejo motivos hoje em Campos para visual tão clean e tão largo sorriso. Ele - o sorriso supra - hoje só se manifesta quando estou em companhia de Fabiana e Pedro, ou de uma certa neguinha, sobre quem não cabe explanar aqui. Devo ainda a alguns parceiros a inclusão de blogs que acompanho e gosto na lista de links aí ao lado. Um contador pago e eficiente, com informações mais precisas sobre os acessos também está nos planos. Enfim, como disse no debate na UNIFLU - que também de forma pra mim surpreendente teve ampla repercussão, dimensionada pelo grande feedback de telespectadores que recebi - hoje blogar pra mim é um vício. Mas preciso ajustar este espaço em alguns aspectos. Espero continuar contando com a "presença" de vocês!
Por fim, alguns agradecimentos especiais. Ao Roberto Moraes, pelo incentivo e parceria constante, no "ofício" e na vida; aos amigos Rodrigo Florêncio e Alessandro Moraes, responsáveis diretos pela criação do blog; aos Gustavos Lopes e Lemos, colaboradores na vida deste amigo; ao Xacal e ao seu querido alter ego pela parceria e pela animadora cobrança nos momentos de maior preguiça; ao Mestre Luciano D'Angelo, pelas lições e pelo incentivo constante; à Aucilene, pelas valiosas dicas culturais no curso de nosso "diálogo" virtual; aos amigos Renato Barreto e Renato Gonçalves, pela constante interlocução e colaboração; ao Ricardo André e ao Dr. Cláudio Andrade pela constante "troca de passes" no cotidiano blogueiro. E a todos mais que eu possa ter omitido, que ajudaram a escrever - ou leram - as "páginas" virtuais registradas ao longo desse ano no Comentários do Cotidiano.

6 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Aniversário!!!!
Confesso que sou leitora assídua, como já te falei pessoalmente, adoro seus textos!

xacal disse...

parabéns meu caro amigo...!

o blog comentários do cotidiano é uma referência para os novatos como nós...

aqui aprendo, mesmo sem sucesso, a difícil arte da tolerância e convívio democrático...

confesso que não poucas vezes senti inveja da sua capacidade de tecer críticas com sutileza e boa educação...

confeso não ser capaz de copiá-lo, mas creia-me, a existência de espaços como o seu funcionam como um "freio" aos nossos exageros...

comentários do cotidiano tem um ano ejá se firmou como leitura indispensável...

Ricardo André Vasconcelos disse...

Parabéns professor Fábio,
sou leitor diário do "Comentários" e tenho muito a agradecer pelas informações e dicas.
Um abraço!

Anônimo disse...

Fábio querido,

Parabéns pelo aniversário do seu blog.
Sua tolerância e seu jeito cortês em discutir e escrever temas, muitas das vezes, ácidos, tem feito a diferença.
Sou sua leitora também.
Um grande abraço,
Ana Maria

Roberto Moraes disse...

Ao amigo Fabio,

Parabéns pelo aniversário. O ritmo dos nossos blogs acompanham os ritmos de gente normal, que se empolga, se irrita, alegra-se, entristece, etc.

Tenho insistido que os blogs são, por um lado, se algo de importância relativa - e acho que sempre será assim - por outro, um excelente instrumento para aprendermos a conviver com as opiniões contrárias, e neste aspecto, você tem muito menos a aprender, que a maioria de nós, porque exerce a democracia com o talento de quem considera ter uma opinião e não a opinião.

Abração,

Anônimo disse...

Parabens,vamos comemorar no 360°, o chopp será por conta.