segunda-feira, 14 de abril de 2008

Jogo jogado.

Apesar das diversas especulações sobre as relações entre o Prefeito em exercício Roberto Henriques e o Presidente Estadual do seu partido, o jogo continua sendo jogado com prudência, o que sugere o bom senso à luz do calendário.
Afastado de forma deselegante pelo PMDB da sua própria sucessão, RH mantém o sangue frio. Por sua habilidade reconhecida e talvez por ter muitos problemas a resolver para se dedicar ao debate sangrento e rasteiro que caracteriza o estilo do ex-Governador - prontamente aceito pelo Presidente da Câmara Municipal. Além disso, é fato que o PMDB do G tem um potencial eleitoral cristalizado nas últimas candidaturas de Pudim à Prefeitura. Roberto Henriques não abriria mão precocemente deste espólio associado a seu próprio partido, se avalia que há alguma chance de reverter o vaticínio publicado na edição de sexta-feira d'O Diário - é bom lembrar que tem agenda esta semana com o Governador Sérgio Cabral. Aliás, o "fato novo" que traz hoje este matutino é o acréscimo do nome de Garotinho à lista de pré-candidatos, que mantém marginalizado o Prefeito interino. Me parece risco total, com possibilidade de haraquiri da parte de quem tem projetos tão ambiciosos na política nacional.
Contudo, Roberto é coerente com sua história e não permite à Garotinho exercitar seu hábito de impor sua vontade em seu governo. Além de articular a governabilidade com a Câmara ("Babilônia" incansávelmente atacada pelo ex-Governador - ao que parece não sem razão neste caso) RH se esquiva de constrangimentos que este ameaça lhe causar. Como fez ao atacar a Secretária de Saúde demissionária, Dra. Carmem Célia e ao pedir as cabeças de Rockefeller de Lima e de Sivaldo Abílio no sábado, no ar em seu Programa de rádio. Em ambos os casos, Roberto não se submeteu à sua vontade.
Ouvi de um interlocutor próximo a RH que este não se dobrará ao controle do Presidente Estadual do PMDB. Isso é coerente com sua história. Resta saber até quando as partes vão manter o sangue frio e a cordialidade manifestada na longa entrevista concedida pelo Prefeito à Garotinho no Programa de sábado na Diário FM.

2 comentários:

xacal disse...

Fábio,

Diniz perdeu as prévias pra Neves...?
Sei que o assunto é outro, mas queria ouvir sua opinião bem informada...

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Já, já ... logo acima!