terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Reações à "Cara Nova" nem tão nova assim...

A foto aí de cima é de dezembro, e foi colocada aqui no finzinho do ano. De lá pra cá tem sido muitas as "reações" à tardia atualização na imagem do blogueiro. Interessante que houve mais observações feitas pessoalmente do que em comentários aqui no bloguinho.
Podemos dizer que houve certa reprovação da nova imagem, muito embora tenha recebido também elogios - alguns até efusivos! Isso pra mim se explica em parte pelo capricho da imagem anterior - produzida pelo talento do Genilson que, com esforço, conseguiu deixar esse blogueiro menos feio - em função de projetos vinculados a origem deste blog, que não cabe mais comentar.
O fato é que a imagem asséptica e sorridente - esta última característica de fato constante em minha imagem - era agradável, "leve" e relativamente atraente. De caso pensado e produzida para tal.
A mudança da foto era uma necessidade desde agosto, quando a barba passou a compor minha imagem. Problemas operacionais do Comentários, bem definido por meu amigo José Carlos Salomão como o "primo pobre" da blogosfera campista, retardaram alteração.
Quis contudo que a imagem fosse mais do que uma simples atualização. Quis que ela trouxesse uma marca, que fosse "a minha cara" no momento que tomei tal decisão. Então ainda que crua, a imagem foi também concebida, como no caso da original. Só que neste caso, mais adequada ao gosto - e ao momento - do blogueiro do que ao senso comum dos "consumidores". Essa concepção da imagem reflete um pouco o estado de espírito que vivenciei no segundo semestre de 2008, que por sua vez também influenciou as mudanças no visual. Logo, tem um pouco a ver com desesperança, ceticismo, desânimo e decepção, algo também manifesto aqui no texto de Cazuza que permanece aí à sua direita. Acrescente a isto outros sentimentos, mais íntimos, mas igualmente sem cor e brilho. Esta era a imagem concebida que demorou cinco meses para aparecer para os leitores.
O primeiro a reagir mal ao conceito da imagem foi o fotógrafo, meu primo Ronaldo Nunes, que, mesmo sem saber o destino do instantâneo, tentou ponderar que a proposta era muito "radical". Mas a intenção era justamente essa, refletir o banzo que tomou conta de mim na segunda metade do ano passado.
Paradoxalmente, agora que essa minha faceta se apresenta para os leitores diários e eventuais, o constante sorriso franco volta a ensaiar mais vigor em suas motivações. Mas digamos que ainda estamos em transição - e nunca em transação viu Xacal? - e por hora, apesar dos protestos, fica a "cara nova" já tão nova aí até que outra imagem possa refletir melhor um outro possível estado de espírito.

Por fim, esclareço que não há - nem a luz do bom senso poderia haver - narcisismo algum neste post. É apenas uma tentativa de diálogo, motivada pelas inúmeras manifestações de amigos leitores frente a despretensiosa alteração da imagem.

10 comentários:

Anônimo disse...

Que negócio é esse de faceta, transição (para onde?), visual novo????? Se não fosse meu amigo iria achar que se trata de mais um evento glbt(S)! Quer ficar "bonito" santa? Valdimiro vóis micê...

Anônimo disse...

Independente doestado de espírito, vc é feio para C.....

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Eu sei disso;
Se vc fosse mais atento observaria que há ao menos duas referências a isso no texto.

E repito, não se trata de narcisismo, nem pautei o assunto por vaidade descabida, é apenas uma resposta a manifestações de leitores. Se vc não gostou, leia menos!

Gustavo Landim Soffiati disse...

Fábio,

Parece mesmo que a coisa está mais para transação que para transição. E você indica isso quando fala em "Cara nova". Será que reflete a manutenção travestida de mudança do governo rosa? Rsrsrs.

Gustavo Landim Soffiati disse...

E o pior é que você andou influenciado certas pessoas do PT...Rsrsrs.

Anônimo disse...

Fabinho querido,

O importante é que a essência continua a mesma.Ou não, como diria o Caetano...
Beijosss

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Querido Gustavo,

Não tenho nada a ver com qualquer "transação", a não ser as que envolvem as renegociações de minhas dívidas com instituições financeiras - todas lícitas!

A brincadeira com o "Cara nova" foi uma provocação, pura ironia, e ainda tive o cuidado de afastar qualquer associação maldosa no post do dia 30/12.
Quanto a Rosinha e outras damas-de-ferro da política nacional, elas respondem por si e por suas "metamorfoses" ou continuidades, para o bem e para o mal. Embora por diferentes razões, ambas me deixam muito desconfiado...
Melhor não contar com o pior, apesar de certos indícios.
"Sigamos em frente"!
Abs.

Gustavo Landim Soffiati disse...

Fábio,

Tenho acompanhado seu blog e vi a ressalva no texto de 30/12. Foram só brincadeiras.
Um abraço.

Anônimo disse...

Vou continuar lendo, pois te adoro, mas minha posição não vai mudar, "Vc é feio para C......
Abrçs

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Percebi Gustavo! Mas aproveitei para esclarecer leitores menos atentos.
Abs pra vc também.

Querido(a) anônimo(a),
Esta sua condição me impede de afirmar o mesmo, mas não levei a mau. Fique tranquilo(a), seja sempre bem vindo e não se preocupe: sou feio mas sou gos...
Deixa pra lá.