segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Boladas

Arerê!
Além de inúmeras atividades militantes, paternas, profissionais e particulares que impedem a dinâmica regular deste blog, confesso que uma certa desconfiança fez com que esse assunto tenha ficado fora da pauta há tempos.
Mas agora, no momento em que, depois da leitura do Lance - durante exercício na ergométrica - volto a vestir minha "papagaio-de-vintém" carinhosamente guardada no armário há semanas após um belo banho matinal, sinto a alegria e o orgulho habitual para voltar a sorrir e crer na classificação do rubro-negro para a libertadores 2010, e há boas razões para isso:

1- A defesa se arrumou. A companhia de Alvaro fez muito bem ao bom Angelim e, bem protegido, Bruno, voltou a boa fase e há seis jogos não vai bsucar a bola nas redes.
Ontem, mesmo sem a segurança da zaga titular, o time não teve problemas nesse setor e manteve a invencibilidade e a sequencia de jogos sem sofrer gol;
2- O Imperador! E aqui não há muito o que comentar. Artilheiro do campeonato e solução para o incômodo problema de falta de gols dos atacantes que marcou o time no carioca, apesar do título;
3- A melhora no desmpenho de jogadores como Petkovic - bem melhor no Fla do que nos tempos de Flu, Atlético e Goiás - Leo Moura, Zé Roberto, Fierro e Evérton. E a expectativa do retorno de Juan a forma, voltando a ser mais uma excelente opção do mengão para atacar pelas alas;
4- A campanha do segundo turno. Lembra muito a campanha do segundo turno de 2007, comandada por papai Joel. Mérito do Andrade. Com seu jeito manso e sua habitual elegância e inteligência, o craque, que fazia o simples de forma genial e eficiente nas quatros linhas, mostra que amadureceu muito com as experiências treinando equipes de base e como auxiliar técnico. É uma realidade. Um treinador maduro que mantém a tradição do Mengo em buscar boas soluções "caseiras" para o sucesso, como já foi com Zagalo e Carlinhos em outras ocasiões.

Por tudo isso a nação - que protagonizou ontem o maior publico do Brasileirão - voltou a sorrir. Os próximos jogos com Vitória e São Paulo envolvem grande expectativa. O Fla precisa vencer para alcançar o G-4, mas não terá Adriano, a serviço da seleção. Espero que o discreto Tromba tire mais um coelho da cartola.

Azul
No sábado o Goyta, mesmo jogando mal conseguiu mais três pontos e segue na ponta - ao lado do Sendas - da fase final da segundona carioca.
Quarta o jogo é fora, conta a Portuguesa, tradicional adversário e um dos concorrentes às duas vagas em disputa. Um empate já está de bom tamanho. Se beliscar uma vitória como contra o América melhor. Dá-lhe Goyta!

Ansiedade?
O Gustavo Carvalho também há tempos não escreve aqui sobre o Vasco. Nas ultimas rodadas o time caiu de rendimento segundo o professor Luciano D'Angelo, outro ilustre vascaíno.
Conversei rapidamente esta semana sobre a derrota para o Figueirense com o Professor Ricardo Antonio - também apaixonado cruzmaltino. Ele concordou comigo que a ansiedade deve estar atrapalhando. O Vasco, a nove pontos do acesso matemático, caiu de produção. No sábado a chuva atrapalhou - lembrei do jogo do Mengão contra o Inter - contudo, o Vila Nova ajudou segurando um empate com o guarani no Brinco de Ouro.
Xô vice
Agora, oito pontos separam o Vascão da série A. Dorival precisa acalmar e organizar o time rumo a este objetivo já. Mas o professor Ricardo me fez a mesma observação do taxista Pingo - destacada aqui há meses. Não basta o acesso. Os vascaínos querem o título. Nada de vice.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que me deixou chateado foi a falta de postagem do Dr. candidato a OAB.

Ele adora falar no MENGÂo, mas dessa vez calou-se.

Talvez porque o fluzinho foi para abaixo do Pré-Sal. Domingo é domingo, segunda é fluflu.