quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Desrespeito

Antes se punha a culpa no governo...
Pois bem, a economia funciona e o mercado agradece. Milhões foram incluidos no consumo e a indústria e o comércio se preparam para atender à demanda. Esta é um Natal que certamente entra pra história como um marco na circulação de bens e serviços. Papai Noel vai chegar para um número maior de brasileiros.
Contudo, se o setor produtivo e a renda gerada por este faz bonito, o mesmo não se pode dizer do sistema financeiro!
Boa parte do dinheiro que movimenta o comércio neste período de festas circula na forma de crédito, de ganhos indiretos, como tickets eletrônicos ou pelo débito automático.
A rede mastercard no início da tarde de hoje frustrou milhões de consumidores e causou prejuízo a milhares de varejistas. O sistema sofreu uma pane. Não eram realizadas transações de venda com cartões de crédito, débito e tickets. Tudo por que não se planejaram para promover avanços tecnológicos que adequassem sua capacidade de atendimento à demanda do período. Não é de hoje. Há anos a rede visa funciona melhor que a concorrente, que sempre apresenta este problema neste momento de grande importância para o comércio. Eu só não deixei de comprar duas garrafinhas de vinho para a ceia porque um velho amigo me concedeu a velha modalidade de crédito "assinando na nota".
É triste constatar que no novo Brasil, onde mais trabalhadores podem consumir e que a indústria e o comércio se adequam para atender a demanda, quem mais ganha é quem menos apresenta bons serviços aos usuários, sejam eles consumidores ou lojistas, que pagam caro para oferecer tais serviços aos clientes.
A mastercard pode servir "para tudo na vida" como diz seu marketing, mas para isso precisa planejar e investir para funcionar bem quando seus usuários mais precisam.

6 comentários:

Kaio Pinto Durão disse...

Bem feito, da próxima vez adquira e use os cartões VISA, mas de qualquer forma, com ou sem vinho, com ou sem presentes, desejo a você e a seus familiares um ótimo NATAL.

Anônimo disse...

Salve prof. Fábio!
O Visa também não estava funcionando hoje no início da tarde.
Abç!

ruivo disse...

é o famoso fiado!

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Não ruivo! O problema não atingiu só o crédito - o tal "fiado". Ficaram também impossibilitados de fazer suas compras À VISTA usuários de débito em conta e de tickets alimentação eletrônicos...

Mas mesmo no caso do "fiado", não há justificativa para o prejuízo dos lojistas - que pagam taxas mensais pela prestação do serviço pela operadora de crédito - e para a frustração dos usuários - que também pagam anuidades!

ruivo disse...

o fiado q me referi fabio, foi quando vc disse q o jeito pra nao ficar de bico seco foi q o dono do estabecimento botou na conta, nao foi isso?

FÁBIO SIQUEIRA disse...

É amigo, compreendido. Foi isso mesmo. Pra poder levar os vinhos tive que contar com o fato de ser bem conhecido da casa...
Foi o velho crédito "fiado" mesmo, rs,rs,rs... Ou, como preferem os comerciantes de ascendência árabe, o crédito "assinando a nota", rs,rs,rs
Ainda bem que minha assinatura ainda vale!
Abs.