segunda-feira, 12 de novembro de 2007

XII Congresso do SEPE

Outro fator que ocupou o blogueiro e comprometeu o bom andamento deste espaço nos últimos dias foi o XII Congresso do SEPE, realizado entre os últimos dias 07 e 10 no Club Municipal, no Rio de Janeiro.
De Campos partiram mais de 150 delegados que participaram ativamente do evento. Infelizmente, o Congresso apontou no sentido do sectarismo e da utilização da estrutura do nosso Sindicato para os projetos políticos dos partidos PSTU e PSol.
Após a aprovação da desfiliação da CUT por um plebiscito realizado junto às eleições no ano passado (posição minoritária entre os eleitores de Campos e do Norte-fluminense), o Congresso que se encerrou no último sábado empurra o SEPE para o gueto, rompendo a unidade e a solidariedade com outras entidades representativas dos trabalhadores, justamente no momento em que avança a regulamentação das Centrais Sindicais como instrumento de representação da classe!
Mais uma vez os temas educacionais e sociais de interesse da categoria não foram priorizados, prevalecendo os debates sobre conjuntura e concepção sindical, num tom que não reproduz a realidade do chão da escola.
A base de Campos e do NF, que novamente pautou sua - expressiva -presença na contramão da maioria, deve fazer um reflexão sobre até que ponto esse histórico Sindicato, hoje, defende os interesses e concepções dos profissionais da educação desta região!

Nenhum comentário: