quinta-feira, 10 de abril de 2008

Choque de capitalismo.

Hoje perdi duas horas do meu corrido dia em uma tarefa inacreditável! Reaver o serviço de internet banda larga que contratei à operadora OI Fixo - o que vai inclusive garantir a prometida nova dinâmica do Comentários.
Explico: há cerca de vinte dias, solicitei a transferência de endereço de minha assinatura de linha telefônica da referida empresa. No ato da solicitação, foram me passadas as seguintes informações:
1) A mudança de endereço poderia ser feita com a alteração do número do telefone;
2) Isso não alteraria a contratação do serviço de banda larga (Velox), pois havia disponibilidade técnica para o serviço no novo endereço;
3) Cinco dias após a instalação da linha, o serviço de banda larga estaria disponível.
Ontem ao receber a fatura mensal de serviços, a surpresa: o serviço não estava cobrado. Isso é o que de mais estranho poderia acontecer. Uma empresa capitalista não cobrar por um serviço contratado! Liguei para questionar o problema e fiquei indignado: após ser atendido por três atendentes e ser "jogado" de um lado pra outro pelos serviços 103 e 0800 do Velox, finalmente um rapaz do "suporte Velox" me deu uma informação concreta, e ruim. Ele me afirmou que a minha "nova linha" não possuia possibilidade técnica de receber o serviço, e também que a colega que tinha me garantido que havia esta possibilidade não poderia ter afirmado isso antes da instalação da linha, reconhecendo o erro da empresa. Mas, disse não poder fazer nada sobre o assunto e me mandou de volta para o 103, onde protocolei uma reclamação formal pelo tratamento recebido, salientando que meu interesse em transferir a linha de endereço deu-se exclusivamente pelo serviço de internet banda larga, que desejava manter e que estava em vigor cláusula contratual de fidelidade de doze meses. Destaque para o fato de que a empresa não observou o contrato de fidelidade que certamente faria cumprir se eu solicitasse o cancelamento do mesmo.
Inconformado, voltei a ligar para a operadora e insisti na contratação do serviço como se fosse um cliente novo. Novamente fui informado que "a linha apresentava indisponibilidade técnica" para o serviço. Aí tive uma luz: consultei sobre a possibilidade técnica de o serviço ser oferecido a uma linha cuja assinante é minha mãe, instalada no mesmo endereço, na mesma casa, e... pasme: a resposta foi positiva!
Isso quer dizer que... a empresa cancela e neglicencia um serviço para um cliente que o mantinha contratado e disponibililiza para outra cliente que, se não fosse o "acaso" de ter estreitos vínculos familiares e morar na mesma casa do cliente boicotado, jamais consumiria o referido serviço. Tudo isso temperado com má fé e informações equivocadas. Não contrataria a tranferência de endereço (R$ 55,00) se sobesse que não teria "disponibilidade técnica" para manter o serviço em questão!
Toda essa longa história para constatar como a concorrência faz falta em certos segmentos do mercado. Certas empresas que atuam no Brasil precisam de um bom choque de capitalismo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Fábio,
Essa empresa, OI, é uma bagunça - desrespeita, veladamnte, os clientes -, somente consegui resolver um problema (que se arrastava desde dezembro/2007) com o serviço denominado "OI CONTA TOTAL 3", depois de insistir muito, com a interferência do PROCON.
Abç!
luiz jr.

Anônimo disse...

PREZADO BLOGUEIRO;

É nisto que dá: Casa, Descasa, Casa, Descasa.

Abç. p/ Trás

T. Kauko

Anônimo disse...

Perdeu tempo também escrevendo essas linhas todas?

Renato disse...

Eu também tentei por minutos a fio convencer a atendente que nunca contratei um serviço chamado de "chamada em espera" do qual nunca usei e sou cobrado desde de Outubro do ano passado,mas que após esta conversa inicial percebi que só judicialmente ou via procom conseguiria resolver este abuso,mas como a cobrança e o tempo são pequenos os meses vão passando...

Renato disse...

E concordando com o anônimo estes "custos" devem ser levados em conta na próxima separação(brincadeira)!

xacal disse...

A Oi tá em final de festa...aguarda a "mamata" da "venda" para Sérgio Andrade e Carlos Jereissati...com o din-din do BNDES....

Anônimo disse...

Prezado Fábio,
Embora atrasado resolvi escrever:
Só reslvi meu problema com a Oi encerrandoa conta Oi total 1 que possuia. Esta empresa já deveria ter desaparecieo do mapa, tomara que a informação do Xacal se concretize, embora seja muito ESTRANHO!!!