quinta-feira, 12 de junho de 2008

Cobrando as promessas.

Na segunda-feira, mais de 200 professoras, aposentadas e da ativa, da rede estadual protocolaram requerimentos na Coordenadoria Regional NF1, cobrando do governo a incorporação do abono Nova Escola aos salários, o recebimento da gratificação, entre outros compromissos de campanha de Sérgio Cabral.
Ao longo da semana permaneceu a mobilização da categoria, neste momento há fila na Coordenadoria e até amanhã mais profissionais da educação devem atender à convocação do SEPE Campos e protocolar seu requerimento. A iniciativa é uma forma criativa de cobrar as promessas de campanha, pressionando o governo e exercendo nosso direito de reivindicação, no momento em que as negociações estão suspensas desde a exoneração do ex-secretário de Estado de educação Nelson Maculan. A mobilização também se desenvolve em outras Coordenadorias em todo o Estado.

O Professor Renato Gonçalves, diretor do SEPE Campos e que participou do Ato em frente à CRNF 1 na segunda, enviou por e-mail para o blog o seguinte comentário sobre a mobilização:
Semana agitada na Coordenadoria regional Norte Fluminense I,em Campos.
Após uma convocação do SEPE a categoria compareceu em massa para protocolar um requerimento de incorporação do abono Nova Escola.
O mal fadado abono nasceu durante o governo Garotinho,e tinha como princípio a produtividade e a responsabilização do educador pelos problemas da rede estadual,de forma que cada escola tinha uma nota segundo esta pseudo-avaliação,que por sua vez valia uma gratificação no contra-cheque que variava de R$100 à R$500(claro que a maioria era do menor valor).
Pois bem após denúncia feita anos seguidos deste absurdo,o então candidato Sergio Cabral mandou carta para os servidores se comprometendo em acabar com o programa e incorporar o abona aos vencimentos.
Agora milhares de educadores de todo o Estado estão reivindicando a promessa do Governador.E agora Cabral?

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de registrar que a manifestação não acontece apenas pela incorporação do abono do pseudo projeto avaliativo Nova Escola, mas pela volta do mesmo que sequer o recebem, pois a situação ficou ainda mais vergonhosa com a retirada do abono em 2005, do contracheque de mais de 5000 funcionários e professores que então encontravam-se de licença médica. A responsável por tal ato, então governadora Rosinha Garotinho, alegou que tais pessoas não mereciam receber o abono por não estarem ativas e portanto, não "colaborarem" para a melhoria da escola que fazia jus ao abono. O absurdo da situação é que até mesmo as funcionárias ou professoras que encontravam-se de licença maternidade ou amamentação sofreram a "punição". Parece que a governadora, sendo mulher, nunca esteve grávida ou amamentando... e portanto não conhece que neste momento exatamente a funcionária necessita de mais recursos ao invés de ver cortados injustamente números de seu parco vencimento. O atual governador parece também disposto a de fato ignorar tal leviandade do governo anterior. Agora o que perguntamos é: se o professor não fazia jus ao abono em 2006 por ter estado de licença médica no ano anterior (2005), agora, já em 2008, após ter trabalhado 2006 e 2007 integralmente, por que ainda assim não viu o tal abono voltar ao contracheque, visto que desta vez (isso chega a ser cômico de tão trágico, não é?) "colaborou com a avaliação, com o bom funcionamento da unidade escolar" e blablabla... em 2008 PASMEM esse professor ainda não viu um centavo sequer que o atual governador DEVERIA estar pagando a quem então faz jus!!!!!!!!!!!!!!!! É muita cara de pau!!!!!!!!!!!!!!!!E a Teresa Porto ainda tem a cara de pau de aparecer em público diante de diretores e professores!!!! Chega a ser uma piada isso!!!!!!!!!E não bastasse fingir que desconhece a desigualdade salarial em que se encontra o estado, onde uns ganham mais que outros por conta de uma avaliação que conhecidamente era uma aferição enganosa, o Sérgio Cabral (lLEMBREM-SE DESSE NOME, PAIS DE ALUNO, PROFESSORES, DIRETORES E FUNCIONÁRIOS, ALUNOS DA EJA.... LEMBREM-SE DESSE NOME NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!!!!!!!!!!)permanece no mais absoluto silêncio, esquecendo-se de que está lidando com um immenso número de eleitores, e de que nunca o professor do estado do Rio de Janeiro irá se esquecer a maneira vergonhosa como está sendo tratado por parte desse governo, que insiste em assinar embaixo, mantendo um projeto de um governo que foi repudiado por todos e por isso mesmo nunca mais deve vencer nenhuma eleição... o nome deste casal que criou essa tal pseudo-avaliação totalmente injusta e que ninguém merece nem ouvir. O Sr Governador se esquece de que está indo pelo mesmo caminho quando teima em manter essa situação absurda. Certas atitudes, como esta que Sérgio Cabral está tendo para com os professores estaduais, são completamente imperdoáveis.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

O post destaca que a mobilização se estende à reivindicação de quem não recebe a gratificação por qualquer motivo (quem perdeu por haver gozado licença ou os recém contratados que nunca receberam).
A professora Célia está coberta de razão! Por isso é preciso "entupir" as Coordenadorias de requerimentos e pressionar o governo que até agora nada avançou no sentido das promessas de campanha e, realmente mantém o ritmo dos antecessores. A categoria segue respondendo bem à proposta e vários requerimentos estão sendo protocolados diariamente na CRNF I!

Anônimo disse...

É UMA VERGONHA VIVER NUM PAÍS CUJOS "DONOS DO PODER" ENCONTRARAM NA DESEDUCAÇÃO EM MASSA UM MEIO DE MANTER O DOMÍNIO E AS DESIGUALDADES SOCIAIS CORRENTES!!!

PIOR AINDA PRECISAR "ENGOLIR" UM FALSO PROJETO AVALIATIVO QUE PARA NADA MAIS SERVIU QUE JUSTIFICAR A MANUTENÇÃO DA SITUAÇÃO RIDÍCULA DOS PROFESSORES ESTADUAIS!!! UM PROJETO QUE VISAVA FINGIR QUE AVALIAVA ITENS PARA OS QUAIS O GOVERNO NÃO DAVA NA REALIDADE A MÍNIMA ATENÇÃO E AINDA NÃO DÁ! QUEM QUER PROFESSOR QUALIFICADO OFERECE SALÁRIO E NÃO ESSA VERGONHA A QUE CHAMAMOS REMUNERAÇÃO DO PROFESSOR HOJE... QUEM DESEJA ALUNOS PREPARADOS PERMITE QUE O PROFESSOR TENHA DIGNIDADE E CONSIGA PAGAR DO PRÓPRIO BOLSO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E COMPRAR LIVROS, O QUE ALIÁS É IMPOSSÍVEL COM O QUE ELE GANHA!!!!!!!!!!!!!!! SEM CONTAR COM A CARGA HORÁRIA SOBRECARREGADA E AS JORNADAS DE TRABALHO QUE SOMOS OBRIGADOS A FAZER PARA PAGAR LUZ, ÁGUA, GÁS, TELEFONE, COMER... SOBREVIVER!!! COMO PENSAR EM PREPARO QUANDO VOCÊ NÃO CONSEGUE O MÍNIMO NECESSÁRIO À SOBREVIVÊNCIA E AINDA PRECISA ASSISTIR DE CAMAROTE A TODOS ESSES POLÍTICOS INESCRUPULOSOS COM SEUS SALÁRIOS NAS ALTURAS "CRIANDO" PLANINHOS QUE IRÃO AVALIAR O QUE VOCÊ DÁ À EDUCAÇÃO NO PAÍS... E O QUE ELES DÃO???? QUANDO SERÁ AVALIADO?????? ELES NÃO CONHECEM AUTOAVALIAÇÃO..... TEM MEDO DA NOTA ZERO QUE JÁ RECEBERAM DE FORMA ADIANTADA.... E O SENHOR SÉRGIO CABRAL MOSTRA-SE BEM INCLUÍDO NESTA LISTA, A DESPEITO DE TODO O SEU DISCURSO DE BOM MOÇO E AMIGUINHO DE PROFESSORES À ÉPOCA DAS ELEIÇÕES!!!!!!!!!!! FOI ELEITO.... JUNTOU-SE AO GRUPO... TORNOU-SE APENAS MAIS UM DELES.... NÃO FAZ MAIS A MENOR DIFERENÇA... INFELIZMENTE. (PROFESSORA LUCIANA COUTINHO_RJ__)