segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sobre a imprensa e os blogs

A partir da criação do blog "Fatos e Dados", da Petrobrás (acesse clicando aqui), registrando diariamente a relação da empresa com grandes órgãos de imprensa, instalou-se nas principais tribunas de debate midiático do país a discussão sobre o papel dos blogs enquanto instrumentos independentes de divulgação de informação e de idéias, rompendo com a hegemonia da imprensa tradicional e democratizando a possibilidade de manifestação de versões e opiniões a um conjunto amplo de atores sociais.
Apenas nessa semana, tive acesso a textos de Pedro Dória e José Dirceu – blogueiros que recebem grande número de acessos diários na rede - sobre o assunto. A diversidade na visão de ambos permite uma análise rica e plural sobre o tema.
Pedro Dória (leia aqui), jornalista, um dos precursores dos blogs no Brasil, identifica na polêmica uma crise de credibilidade da imprensa brasileira, que ele compara com crise em curso na imprensa dos Estados Unidos, onde viveu até bem recentemente. Para ele, a discussão sobre a Petrobrás é pano de fundo para debate mais amplo sobre relações entre imprensa, empresas e instituições públicas. E a imprensa brasileira precisa se preocupar em retomar a confiança da opinião pública, que não está inerte e cuja parcela relevante acredita "(...) que o trabalho jornalístico está a serviço de interesses que não são, necessariamente, os do público."
Já José Dirceu (leia aqui) escrevendo no blog do Noblat, o mais lido do Brasil, cumpre um papel também mencionado por Dória, o de identificar na grande imprensa papel militante à serviço da oposição, inclusive denunciando a parcimônia na divulgação de controvérsias nos governos de Yeda Crusius e de José Serra em dois importantes Estados da União. E é contundente na denúncia de interesses da grande mídia em "(...) manter o monopólio da informação que detém de fato, e das verbas de publicidade do governo federal das quais recebeu a maior fatia durante décadas." Denuncia ainda "(...) o medo que a grande imprensa tem dos blogs e da internet que dão a todos os cidadãos e cidadãs, e às empresas, a oportunidade democrática de prestar informações, e divulgarem a sua versão dos fatos com dados e elementos para a cidadania julgar." O debate é rico e esclarecedor. Voltaremos ao assunto.

Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

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