terça-feira, 8 de setembro de 2009

Entrevista com Claudio Andrade

Semana passada estive mais uma vez no programa O Direito de saber direito da UNITV, comandado pelo jovem advogado Claudio Andrade, meu amigo de infância, que após se desligar da atual gestão da OAB local - que ajudou a eleger - lidera o movimento Ordem para todos com vistas as eleições para a nova direção da entidade, previstas para novembro.
O blog aproveitou a oportunidade para ouvir o Dr. Claudio sobre seus projetos para dirigir esta importante instituição da sociedade civil.

Você foi membro atuante da OAB, coordenando a OAB jovem até romper com a atual gestão da subseção local e articular sua candidatura. Quais as suas principais discordâncias com a atual gestão?

Querido Fábio, a atual gestão da OAB de Campos perdeu-se quando optou por uma gestão acadêmica e ignorou os reclames da classe, no que diz respeito às prerrogativas. Até o presente momento não houve uma ação sequer.
Processos sem sentença há mais de dois anos, antecipação de tutela que são apreciadas quase no dia da ação de instrução e o estacionamento com 27 vagas apenas, são exemplos claros da inércia da atual gestão.
Queremos implantar um plantão de conselheiros no fórum e reunião bimestral com os magistrados. Temos que voltar a ter a entidade dentro do Fórum e perto dos advogados.


Quais as propostas prioritárias da sua candidatura à presidência da subseção local da OAB?

Prerrogativas, inserção do advogado no mercado de trabalho e fiscalização conjunta com os núcleos de prática jurídica, no que tange a assistência judiciária. Ao meu sentir, a Lei 1.060/50 está sendo utilizada de forma equivocada.
Estamos em contato com empresários para discutirmos a mudança cultural das contratações dos serviços advocatícios. Hoje, em nossa cidade, um cliente prefere pagar 10 mil em indenizações, do que contratar um advogado por um ano, com contrato de prestação de serviços preventivos, pagando 2 mil.


Ouvi de alguns amigos comuns e de outros advogados que acompanham sua campanha que você tem conduzido a candidatura com fôlego e organização invejável. Como tem sido a abordagem aos advogados? E a receptividade às propostas?

Obrigado pelo comentário. Realmente não estamos a passeio, logo precisamos sempre estar um passo à frente. Acreditamos muito na visitação e hoje podemos nos orgulhar de termos visitado mais de 500 advogados. Acho isso muito importante e a classe tem correspondido. Hoje recebemos convites para visitas e o clamor geral é pela defesa da classe. Nunca na história das eleições da OAB, um candidato visitou seus pares.

Campos vive um momento onde instituições da sociedade civil se rearticulam para acompanhar a gestão pública. A partir de um projeto de extensão coordenado pelo professor Hamilton Garcia, da UENF, discute-se um observatório social sobre a gestão municipal. Em sua opinião a OAB deve participar desta mobilização?

Claro que sim. A OAB possui a sua importância social e não deve ficar inerte com se encontra atual gestão. A OAB de Campos é fechada para os problemas sociais em que a sociedade passa. Vou mais adiante. Devemos discutir a sociedade como um todo. Mais de 150 homicídios, morosidade processual, denúncias de maus tratos em penitenciárias, de trabalho escravo nas Usinas e a OAB em silêncio. Isso é muito triste.

Você tem o apoio de grandes juristas campistas como Marcos Bruno, Luis Carlos Manhães, Elmar Martins, entre outros. Você pode antecipar alguns nomes cotados para o Conselho da OAB em caso de vitória do movimento Ordem para todos.

Para o Conselho estadual o nome natural é o Marcos Bruno que já foi presidente da Ordem e concorre a reeleição. Na chapa de Campos além dos que você já citou, posso adiantar o Rodrigo Magalhães, Dacione Nunes e Everaldo Lemos.

Você é um jovem que se movimenta bem utilizando diversas mídias: rádio, TV, blog. Comente o manejo destas ferramentas na sua campanha, que tem um nível de visibilidade grande para uma disputa de classe.

Acho que o blog foi fundamental. Fiz uma repaginada nele e busquei inseri-lo no contexto eleitoral classista. Fiz isso, mas mantive o seu caráter informativo, logo não deixei de discutir assuntos de pertinência nos cenário jurídico, social e político.
Hoje todos acompanham a eleição da Ordem pelo meu blog. Até os adversários políticos reconhecem o êxito de nosso trabalho.
A eleição da Ordem ganhou as ruas, bares, universidades e o Fórum e isso já é uma grande vitória nossa.


Em uma ocasião, quando da implantação do serviço, destaquei aqui o fato da OAB haver disponibilizado um ônibus para o transporte dos advogados num itinerário que compreende os principais pontos onde a classe desenvolve suas atividades.
Observo sempre este ônibus circulando na Praça São Salvador e ele parece atender uma demanda real, mas ouço também comentários irônicos no sentido de que o serviço seria "a única ação positiva feita pela atual gestão". Comente a relevância deste serviço na sua opinião.

Caro Fábio, o ônibus é maravilhoso e não restam dúvidas a sua utilidade. Entretanto, o atual Presidente não teve participação direta na aquisição. O Presidente Estadual foi quem ofereceu, contratou uma empresa particular que forneceu o microônibus e paga por mês um valor alto de aluguel. Eu te pergunto: de quem foi o mérito? Em Campos o atual presidente disse que foi dele.

Entreouvido por aí que além do seu desligamento do grupo há outras defecções no grupo da atual gestão. Existe racha no atual grupo que comanda a OAB?

Fábio, eu já ouvi de tudo, inclusive em renúncia de cargo de Presidente. Não acredito em nada e espero que seja o atual Presidente o meu adversário nas urnas. Agora, uma coisa é fato. A OAB hoje possui como Presidente um conselheiro que dita às regras a serem seguidas pelo Presidente eleito. Uma pena.

Uma mensagem para os advogados.

Espero que em Novembro os meus nobres colegas de profissão façam uma reflexão. Entregar mais três anos de inoperância ao atual grupo ou escolher uma chapa que está disposta a enfrentar com firmeza os problemas da classe e seus causadores.
Nós somos a única alternativa viável para a classe. Não temos interesses partidários como possui o atual Presidente. Eleger a atual gestão e correr o risco de sermos administrados pelo vice. Isso é muito sério.
Dr. Claudio Andrade com o atual Presidente da OAB-RJ, Dr. Wadih Damous, candidato a reeleição apoiado pelo Movimento Ordem para todos.

6 comentários:

Provisano disse...

Realmente, caro Fábio, há que se louvar no Cláudio Andrade, sua disciplina, quase espartana, se não é, nessa campanha para a OAB local.

Sua candidatura, oxigenou sem dúvida o debate eleitoral, uma vez que, ele, como ex-membro da atual gestão, conhece os prós e os contra da atual presidência.

Sua proposta de lutar pela inserção dos advogados no mercado de trabalho é muito boa, assim como seus questionamentos sobre o respeito e a valorização que essa laboriosa classe, que é essencial para o exercício da Justiça, merece.

Vamos aguardar o resultado das urnas e, creio eu seja qual for, essa valorizaçã que acima comentei, deve ser a bandeira a ser levantada por quem vier a ser eleito.

Forte e fraternal abraço.

Marco Antonio Xiru disse...

Caro Fábio Siqueira,

Tenho acompanhado seu blog e seus comentários a respeito dos mais variados assuntos, o que sempre nos enriquece, afinal de contas, raramente podemos ter contato com figuras de tão grande conhecimento e bom gosto (devido ao flamengo rsrs) como vc. Conheço vc de longa data e compartilhamos de muitos pontos em comum, um deles o fato de lutarmos por uma democracia justa e igualitária, concorda?
Pois bem, acredito também que o espaço que os blogs representam hoje no cenário da comunicação é de extrema importãncia para a formação de opiniões e uma excelente alternativa às mídias tradicionais. Daí defendo a idéia de que esses espaços (os blogs) sejam também espaços democráticos e não funcionem como uma espécie de censura feita por seus "donos" (guardando as devidas ponderações lógicas). Nesse caso específico da entrevista do Cláudio Andrade, acho que vc deveria ouvir também a outra candidatura, pois o que está em jogo nessa eleição é uma classe de profissionais que hoje somam quase 2500 pessoas. A OAB tem demonstrado, em todo o Brasil, o que poucas instituições fazem em defeza dos brasileiros nos mais diversos campos. O papel das novas técnicas de comunicação é promover esses debates de forma a garantir nossas conquistas por uma democracia plena, o que cada vez reforçará a necessidade da existência dos blogs e outros meios. Acho que vc pode propiciar aos seus adpetos uma discussão mais ampla, independentemente do seu conhecimento com o candidato, pois a OAB e tantas outras instituições, são maiores que isso. Essa é a minha opinião.
Um grande Abraço.

Marco Antonio Xiru

Sérgio Provisano disse...

Caro Xiru

Sem a devida procuração do Fábio, mas desde já dando uma de metido, vou falar em tese.

Os blogs são, em princípio, espaços democráticos e, este do Fábio é sem a menor dúvida, um exemplo de democracia. Fábio, tem uma qualidade indiscutível: a de ser Rubro-Negro como eu, como nós.

Ele é um democrata, seu blog é democrático e, como blogueiro dos bons como Fábio o é, abriu espaço para outro blogueiro que é o Cláudio Andrade, que, como eu disse no meu comentário anterior, vem conduzindo com disciplina espartana, sua campanha em direção à presidência da OAB local.

Pelo que li de ontem para hoje, só agora o atual presidente, Felipe Estefan, se interessou por essa mídia, que, diga-se de passagem, foi um fator preponderante na eleição de Obama.

No tópico postado por Fábio, não identifiquei nenhuma intenção de discriminar qualquer candidato, o que percebi é a disposição do Cláudio Andrade em dar a maior visibilidade possível à sua candidatura, até mesmo porque, ele não tem a máquina nas mãos e, o ditado é bem certo, quem tem perna curta, começa a caminhar mais cedo.

Por isso, caro Xiru, ao enxergar um viés de cobrança ideológica (disfarçada) em seu comentário é que resolvi meter a colher nesse caldo, pois venho acompanhando com certo interesse essa campanha (até mesmo porque sou bacharelando de Direito) e tenho percebido que por parte do atual presidente, o debate sobre as eleições, ficou restrito à uma espécie de gueto, enquanto a campanha de Cláudio, tornou-se pública, com as questões de interesse da classe, colocadas de forma pública e isso sim é que oxigena o debate.

Volto a reiterar, não tenho procuração do Fábio mas, ele com toda a certeza é um democrata, sua atuação política fala por ele. Também é importante reiterar que, todas as críticas feitas à atual administração da OAB local, por parte do Claúdio Andrade, nunca foram rebatidas até o presente momento, o que me leva a supor que elas são procedentes.

Afinal, quem cala consente.

Forte abraço e bom saber que estás ativo.

Cláudio Andrade disse...

Boa tarde!!!!

Concordo com o nobre Xiru.... Acho que o Presidente da OAB deveria ser entrevistado, caso o senhor Fábio entenda pertinente. No blog do Fábio ninguém paga colunista social nem mesmo programa de televisão.
Acho o pedido de Xiru interessante, pois poderemos de uma vez por todas, saber quais são as propostas do atual Presidente, tão guardada a sete chaves....

Obs: acho difícil o Presidente aceitar o desafio......

cláudio

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro Xiru,

Bom te-lo por aqui!

Por problemas particulares, somente hoje - quando o assunto já rendeu os comentários supra - tive condições de responder sua sugestão/comentário. Não há aqui qualquer desatenção.

Como tenho sempre dito em debates sobre blogs, esse espaço é um espaço de OPINIÃO. Assim, sinceramente, me sinto desobrigado de algunjs procedimentos éticos característicos ao bom jornalismo. Não tenho formação, estrutura e intenção de fazer jornalismo.
Aqui expresso o que penso sobre os maios diversos assuntos, e por isso as vezes exagero no caráter diletante, na pretensão e nos equívocos...

Consultado há meses pelo Claudio sobre como via a sua campanha, sinceramente respondi que achava precipitada a presença ostensiva da campanha em diversas mídias aquela altura. Acho que estava errado. Inegável que a postura do movimento "Ordem para todos" promove um envolvimento da comunidade campista com a disputa pela subseção local da OAB que é uma novidade no que se refere a esta importante entidade. Isso justifica minha curiosidade, que determinou a entrevista com Dr. Claudio.
Com toda a franqueza, não sei se há tempo, estrutura e disposição para entrevistar a "situação"...
Não obstante, saliento que o blog mantém sua conduta democrática e disponibiliza-se a publicar manifestações ou esclarecimentos que, porventura, sejam do interesse do Dr. Filipe Estefan e de sua equipe.
Atenciosamente

Marco Antonio Xiru disse...

Caro Fábio Siqueira
Enquanto alguns estão com lagrimas nos olhos, nós, mais uma vez, continuamos sorrindo, nosso mengão só dá alegria!!
Ao ler seu comentário gostaria de fazer algumas colocações para não alongar muito este assunto:
1 – Sugeri a entrevista da outra chapa da OAB (que poderia ter mais de duas, inclusive) pelo simples fato de um item fundamental em qualquer mídia: a imparcialidade. Desta forma seus leitores, teriam a possibilidade de escolher a melhor proposta, seja no caso da OAB ou em qualquer outra instituição. Fiz essa sugestão com o sentimento que seu blog não cometesse os mesmos erros que alguns jornais de Campos.

2 – Gostaria também de salientar que fazemos parte da equipe de marketing da campanha da Chapa “ORDEM DE VERDADE”, e que, por estratégia de campanha, não nos manifestamos em nenhuma outra mídia até agora, pois entendemos que a fase de exposição em qualquer mídia deve começar só começa agora, tanto que seu e outros blogs receberão esta semana, a apresentação da chapa, nosso endereço do site (www.ordemdeverdade.com.br), nossos contatos para entrevistas, fotos, etc.

3 – Não entraremos no circuito de ataques, pois cremos que a OAB e os advogados, não podem ser expostos a isso. O que a classe espera da administração de Filipe Estefan, de Carlos Alexandre e toda equipe é mais trabalho, mais ética e mais respeito. Qualquer coisa diferente disso É MENTIRA.
Grande Abraço