sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Podia ter sido mais bonito...

Um dia iria acontecer... Como fatalmente há de acontecer na Copa do Mundo de profissionais. Depois de ganhar torneios olímpicos e Copas sub-17, o impetuoso e irreverente futebol africano acaba de frustar a nação e conquistar pela primeira vez uma edição da Copa do Mundo sub-20.
Sempre caracterizados como ofensivos, habilidosos, ingênuos e irresponsáveis, os bons times africanos costumam pregar peças contra gigantes do esporte bretão. O Brasil, assim como os hermanos, já foram vítimas deste estilo alegre e pra frente em Jogos Olímpicos.
Quis o destino que a Copa sub-20 conquistada agora há pouco por Gana fugisse a esta característica. O time campeão, até então o mais ofensivo do certame, foi campeão se abstendo de agredir o Brasil, que não foi ameaçado em nenhum momento do jogo no tempo normal. A partida ficou mais equilibrada na prorrogação, ainda assim o Brasil teve as chances mais efetivas de resolver a parada com bola rolando.
O campeão se limitou a marcar e esperar o Brasil, que abusou de cadenciar o jogo, achou que venceria a qualquer momento e ainda desperdiçou as chances de gol que teve - não foram muitas. O enfim campeão africano mais parecia a Itália, ou a Grécia. Marcando, esperando, buscando os penaltis. Nada de ousadia ou alegria irresponsável. Podem ter aprendido conosco em 1994 que campeões devem ter disciplina tática. Podem ter sentido a expulsão de um jogador aos 36' do 1º tempo - mas até então também não incomodaram o adversário - ou respeitado o Brasil e admitido a superioridade do time de Rogério Lourenço...
E vieram os penaltis, e, ao contrário do que faria supor a bela cobrança de Alan Kardec, faltou equilíbrio aos meninos do Brasil. E veio o título de Gana. Parabéns a um time que fez uma campanha correta. Mas na final ficaram devendo. Podia ter tido mais mérito, podia ter sido mais bonito.

Nenhum comentário: