quinta-feira, 23 de agosto de 2007

PT DE CAMPOS ENFIM CUMPRE SUA SINA!

A imprensa local hoje destaca a oficialização da participação do PT de Campos no governo municipal, aprovada há dois meses pelo Diretório Municipal.

Sobre este assunto, o blogueiro acaba de emitir a seguinte nota:

NOTA À IMPRENSA

Como Secretário-Geral do Diretório Municipal do PT, venho, por meio desta nota, manifestar minha posição sobre a formalização da participação do partido no governo Mocaiber, anunciada hoje pela imprensa local.

Em coerência com a posição minoritária que defendi na reunião do Diretório realizada em quinze de junho do corrente – contrária à participação do PT no governo municipal, não considerei em nenhum momento compor os quadros desta administração pública.

Tal postura não caracteriza qualquer pré-julgamento da gestão do Prefeito Alexandre Mocaiber, em quem, aliás, votei no segundo turno da eleição de 2006, manifestando publicamente esse apoio, na oportunidade em que a maioria do Partido permaneceu à margem da disputa eleitoral. Na verdade, o que há, de forma inegável, é uma série de denúncias e questionamentos por parte do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público, envolvendo a administração municipal. Considero que seria prudente o partido aguardar maiores esclarecimentos com relação a estas situações para avançar no sentido de uma coalizão política de cunho administrativo ou eleitoral. Digo isto, pois, apesar das negativas de ambas as partes, e das legítimas pré-candidaturas de militantes petistas, certas declarações do prefeito e de dirigentes do PT revelam pré-disposição para uma composição eleitoral. Contudo, até a Convenção legal, prevista para junho de 2008, não há hipótese de formalizar-se uma aliança eleitoral.

Assim, apesar de me submeter disciplinadamente à posição majoritária do Diretório, mantenho minha posição pessoal de independência frente a este governo, que deve respostas claras e ações políticas efetivas à opinião pública campista.

Atenciosamente,
Fábio Siqueira – Secretário-Geral PT Campos

Ainda sobre este assunto, veja aqui post de 03/08!

5 comentários:

felixmanhaes disse...

Companheiro Fábio,

Parabéns pela coerência. É preocupante ver hoje as charges nos jornais ridiculizando o PT, através da figura do Dr. Mackoul, que viabilizou esse matrimônio, a princípio escuso, já que Anomal, o ¨litle mouth¨, (se falar no nosso vernáculo poderia ter que enfrentar a ética) não tem dotes para ofercer nessas núpcias.
Além disso, companheiro, precisamos o mais breve possível, aí poderiam estar o Renato, o Roberto Moraes e outros, estarmos juntos para conversarmos sobre o futuro do Partido que, ao meu ver, está caminhando para se tornar mais uma legenda de aluguel,deixando de lado toda nossa ideologia.

Um abraço,

Félix

Anônimo disse...

Que bom que o companheiro Félix lembrou da pequena grande palavrinha "ideologia". Quando o PT de Campos a teve? e se a teve como perdeu para o grupo que está ,de certa forma, no comando , direcionando as ações em um momento em que se deveria somar forças e não o contrário.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro comentarista anônimo, acho que todos nós que militamos em um partido político - sobretudo quando ele tem a origem e as características do PT - nos movemos por ideologia!

Não cabe o tratamento que certos detratores dão ao partido em função de fatos e circunstâncias que devem ser encarados com seriedade e rigor, mas que não vão destruir nossa história e nosso projeto!

Sempre me movi por ideologia - idealismo - tanto quando compus uma maioria política quanto agora. Processos eletivos para a direção partidária nada tem a ver com ideologia, tampouco com ética!

Faço o debate de forma leal, cumpro acordos, encaminho a unidade quando há interesses coletivos maiores. Só não posso "somar forças" em torno de um governo no qual não acredito!

Anônimo disse...

Somar forças companheiro, no sentido pleno da palavra não quer dizer ir para o lado mau, e sim trazer o lado mau para o lado bom.
se vc não conseguem fazer pelo menos isto dentro do partido, como pretendem fazer que o povo acredite nas possibilidades de mudanças. As circunstâncias denotam uma postura dentro da qual o posicionamento de determinado grupo não venha fazer diferença em nível mais amplo.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Agradeço as visitas.
É esse o objetivo do blog! Ser interativo e democrático.
O debate é instigante.

Reafirmo que a lógica do Diretório é limitada para avaliar as possibilidades de representatividade e diálogo com a sociedade. Nem sempre os grupos hegemônicos no Partido são compostos pelos candidatos mais votados. Isso vale não só para o DM local, mas já se verificou em outros Diretórios locais e Regionais.

Não me agrada o maniqueísmo do "bem" e do "mal". Mas, se observarmos por essa ótica é difícil avaliar a extensão do "mal" na gestão pública do municípío. Sem entrar no mérito da responsabilidade direta do prefeito, se confirmadas certas denúncias e suspeitas é metástase!

Em 2004, mesmo dividido entre "Mudar de verdade" e "Verdadeira mudança" o partido falou de mudança para a sociedade sem se envolver com os - três -grupos originários do Garotismo!