quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Ouçam o Chico!

Chico buarque é um dos meus compositores prediletos. Acabei de trocar o meu Vale CD de uma - ou seria da - loja de discos da cidade que ganhei de minha querida e assoberbada irmã, Carla no "amigo oculto" da família (ela disse que o fato de ter ido às compras na última hora, não permitiu escolher o título). Não fiquei contrariado, pude, finalmente, adquirir o CD Carioca ao Vivo que há muito queria!

Mas esse não é um post sobre cultura, relações familiares ou presentes de Natal.

Falei do Chico porque ele também costuma acertar quando fala de política - embora ultimamente fale pouco sobre o assunto. Foi dele, eleitor de Lula, a famosa sugestão para que o Presidente criasse o Ministério do "vai dar merda", após a crise de 2005 e das trapalhadas dos "aloprados" na campanha da reeleição.

Pois bem, acho que o Prefeito Mocaiber, que gosta de elogiar LULA e aparecer ao seu lado em out-doors, deveria também ouvir o Chico e incluir na sua tão comentada reforma do secretariado, prevista para as próximas semanas a Secretaria Especial do Vai dar Merda. Por que seu governo não faz oposição a Chávez, mas é uma m... atrás da outra, e não estamos falando propriamente de vitórias! Saí de casa às 11:00 e, já no ônibus, encontrei uma amiga que me perguntou se já estava sabendo do tumulto na distribuição dos vales-alimentação da Prefeitura - os mesmos suspensos há meses pela justiça, por irregularidades. Logo depois, ao sair da Secretaria de Fazenda, onde vivi como cidadão mais uma experiência "edificante" - ver post seguinte - me encontrei com o Jorge Rosa, que também me perguntou se estava informado do lamentável ocorrido.

Busquei me informar parando na frente de um televisor da loja de CD's e ouvindo a reportagem do Balanço Geral da Record local. Ouvi estupefado o Secretário de Comunicação, jornalista Roberto Barbosa, admitir que foi um equívoco concentrar a distribuição de um benefício para 26 mil pessoas em um mesmo local. Pior, anunciar que, depois do tumulto que resultou em várias internações no Ferreira Machado, a distribuição volta a ser descentralizada nos bairros. Óbvio, racional, mas... por que foi preciso que vários cidadãos, inclusive crianças e idosos fossem pisoteados para se tomar tal decisão? Qual o interesse em concentrar tantos beneficiários em um único local? Será que a Secretária demissionária Ana Regina tem alguma explicação? Esse lamentável acontecimento, ainda que mais trágico, é bem condizente com os inúmeros equívocos que caracterizaram a gestão da ação social no governo municipal sob sua administração!

Acho que, para seu próprio bem, o Prefeito deve refletir profundamente sobre a quem entregar pasta tão importante - e com tanto potencial eleitoral - no curso da reforma de seu staff. Quanto à Secretaria Especial do Vai dar Merda, depois de suas declarações hoje sobre o ocorrido, penso que, talvez, o Roberto Barbosa seja um bom nome, para antecipar opiniões que podem evitar tragédias. Mas em nome do interesse público, o fundamental é que ela seja implantada. Faça como eu Mocaiber, ouça mais o Chico!

Na foto de Silésio Corrêa (FOLHA DA MANHÃ), Prefeito Mocaiber participa da distribuição de Vales-alimentação que terminou mal.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá meu grande amigo Fabinho, será que você lembra de mim? Pois é muito tempo que não nos falamos, mas quando eu descobri que você tinha um blog, logo o procurei. Só para tirar sua curiosidade. Sou o José Antonio. Fiquei feliz com os textos, são ótimos. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Fabinho,

Esse tumulto é só um "petisco" do que vem por aí em ano de eleições.
O Bob Morales, em seu blog já matou a charada. Evento eleitoral para beneficiar o filho da aloprada secretária...Caso de Justiça Eleitoral e de "puliça".
Vamos torcer para que no Farol, o verão dos infernos, a coisa não desande também...
Xandinho feizi totô...essa é a cara do alcaide.
Alguém aí me traga uma fralda geriátrica, por favor!!!
Quem vai trocar é o Pastor Ano(r)mal, esse entende de m...

Au revoir.

Xacal

Anônimo disse...

Mon dieu,

Pobre é f...não sabe nem pedir esmolas direito...que fúria.
Tenho pena de você, Xandoca...cheio de boas intenções, mas vive nesse inferno astral...ops, será que isso tem haver com as boas intenções?
Não, não, Deus é grande, e vingança é prato que se come frio, guerreiro...
Essa plebe ignara não te merece, Santiago nos espera mon ami.

Clô Hernandez. Colunista coluna do meio...

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Olá Zé! Tá sumido. Como vai? Gostaria de revê-lo! Vc, além de bom amigo é um companheiro que faz falta no que o Xacal já tá chamando de "ex-partido"!
O blog é nosso, apareça sempre e interaja a vontade.
Se quiser esticar a prosa pode mandar e-mail para fabiovsiqueira@gmail.com com seu telefone e e-mail.
Abs,
Fabio.