sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

"Clássico que não acaba."

Esse é o título de extensa matéria na edição de hoje do LANCE sobre a polêmica entre Túlio e Souza, a partir da irreverente comemoração do rubro-negro após o primeiro gol do Flamengo na vitória sobre os fanfarrões de Cuzco, na quarta-feira. Mas em toda semana, só se fala no clássico no qual o Mengão conquistou mais uma Taça Guanabara.
Há uma tempestade em copo d'água na polêmica sobre o choro de Souza. Eu até acho que foi desnecessário, mas não dá pra comparar com a dancinha de Thiago Neves! Ali houve provocação acintosa frente a torcida adversária. A torcida botafoguense, a princípio, não estava no Maraca na quarta. O gesto do artilheiro me pareceu um excesso, mas não um desrespeito. O próprio Montenegro, geralmente desequilibrado, admitiu que foi dada munição à torcida rubro-negra. Esta sim deu show. A paródia do canto botafoguense é muito criativa... e, perdoem-me meus amigos alvi-negros, engraçada. No fundo, tudo é média com a galera. Souza, que tem empatia com facções organizadas e sempre interage com elas, quis repercutir a paródia da torcida rubro-negra. E Túlio reagiu de forma exgerada para agradar os botafoguenses e afirmar sua identificação com a torcida alvi-negra. Não dá pra dizer que a polêmica e as gozações determinam a violência. Torcedores violentos não precisam disso para promover brigas e desordens.
Já disse aqui que respeito o choro dos sofridos botafoguenses. Mas repelimos veementemente qualquer desqualificação da conquista do Mengão!
A propósito, o Xacal d'A TroLha indicou o Bebeto de Freitas - outro que realmente se exedeu - para a Trolhada da Semana (confira aqui).
No fim ds contas, tudo foi contorndo pela via diplomática. Após um telefonema de Kléber Leite para Bebeto, ao menos as relações institucionais entre os clubes foram preservadas. O resto é - bom - papo de botequim!

Nenhum comentário: