quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mudanças no bloguinho

Em primeiro lugar, gostaria de justificar a pouca produtividade do bloguinho nos últimos dias - conforme já perceberam os que costumam passar por aqui.
Fechamento do bimestre letivo e uma leve indisposição - felizmente nada grave - consumiram todo tempo e ânimo deste blogueiro no início desta semana. Agradeço os acessos habituais ou eventuais e a paciência dos mais "assiduos".
Contudo, vocês poderão perceber, ao longo das próximas semanas, várias mudanças nesse espaço.
A primeira delas, saudada com entusiasmo, já pode ser verificada no post abaixo. A partir de hoje, o professor e cientista político Renato Barreto, amigo de longa data e antigo colaborador do blog, passa a exercer com regularidade esta colaboração, postando diretamente aqui informações e análises sobre o cenário político local e nacional.
Estarão também contribuindo com mais frequencia os outros componentes do "time": o professor e filósofo Gustavo Lemos e o professor e pesquisador Gustavo Lopes.
E vem por aí mais novidades que certamente vão deixar o bloguinho mais ágil e dinâmico, além de assumir uma linha editorial mais focada no debate político. Isto sem perder algumas características que mantêm o interesse de visitantes habituais e sem abandonar temas como cultura e educação. Aguardem!

11 comentários:

Anônimo disse...

O lançamento da campanha “Eu quero votar: Eleições Diretas para Diretores de Escolas” vai acontecer no Boulevard Francisco de Paula Carneiro ( Calçadão de Campos) AMANHÃ, dia 8 de maio ao meio dia.

Os profissionais da educação fazem assembleia no dia 18 de maio às 17h no Sindicato dos Bancários.

Anônimo disse...

Cristovam Buarque:

O primeiro passo
Tragédia da educação só acaba quando tivermos escolas de verdade


Para mudar a vergonha e os riscos da nossa tragédia educacional, o Brasil precisa dar um primeiro passo: definir “o que é uma escola”. Só então esse conceito poderá ser repetido nas 200 mil escolas que recebem nossos 50 milhões de crianças e jovens. Definindo o que é escola, poderemos transformar essas quase-escolas em verdadeiras escolas.

Ser escola, neste início de Século XXI, é: garantir acesso e permanência de todos; ter professores muito bem remunerados, preparados e dedicados; funcionar em prédios bonitos, confortáveis e bem conservados; dispor dos equipamentos pedagógicos mais modernos; funcionar em horário integral, complementando a instrução com atividades lúdicas, esportivas e culturais; preparar o aluno para aprender a aprender, de maneira que ele construa seu processo educativo mesmo depois de sair da escola; garantir a participação dos pais; receber toda a comunidade nos fins de semana.

Hoje, são chamados de escolas prédios que não merecem esse nome: não têm professores nem livros; não são edificações eficientes nem confortáveis; não possuem equipamentos pedagógicos modernos.

Na maioria dos casos, o que chamamos escola não é. Parece escola, é quase-escola, semi-escola, pseudo-escola. A maior parte são restaurantes-mirins, aonde a criança vai para comer a merenda, e nada mais. Sem permanência, sem freqüência, sem aprendizado, sem promoção com aproveitamento.

Só começaremos a revolucionar a educação brasileira quando todas as 200 mil edificações que chamamos de escola mereçam realmente levar esse nome.

Amaro "O Bicho Cão" disse...

Já tinha passado da hora, não só de mudar a linha mas, também, de dar uma satisfação a nõs "fieis" seguidores.

Amaro "O Bicho Cão"
O autêntico do Largo do Garcia

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Correção caro anônimo. Nossa Assembleia será no dia 19 DE MAIO, exatamente no horario e local indicados por vc!

Paulo Lopes disse...

E eu, hj que tive saco para entrar e postar foram mais de 30 diários.
Eu te entendo!!!
Abç,

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE O SINDICATO DA FAETEC POSSUI ALGUM SITE OU BLOG. TRABALHO EM BOM JESUS E NECESSITO DE ALGUMAS INFORMAÇÕES.
GOSTEI DE SEU BLOG.
SERGIO VIANA

xacal disse...

Vamos ver se agora engrena...

walnize carvalho disse...

Amigo Fábio,
Estava sentindo falta !!!!
Bom retorno
Walnize Carvalho

Anônimo disse...

Oi Fabio, gosto mto do seu blog... aliás sou viciada em blog´s...
Mas vai aí um humilde pedido, você poderia repensar a cor de fundo do blog, que apesar de ser bonita - eu particurlamente gosto de vermelho, causa um desconforto oftalmológico. Principalmente para nós que já sofremos os efeitos do prolongado tempo diante da tela do computador.
Desculpe a intromissão e forte abraço.

Danielle Manhães disse...

Oi Fabinho,
Isso que é time de primeira!
Mudanças positivas sempre são bem vindas!

Bjs!

=)

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro Sérgio,

O endereço da APEFAETC é http://www.apefaetec.org.br/

Obrigado e volte sempre.