terça-feira, 15 de setembro de 2009

"Carta de candidato"

O blog recebeu por e-mail a seguinte carta, onde o Dr. Claudio Andrade apresenta os motivos pelos quais se apresenta como candidato à Presidência da OAB de Campos:

POR QUE SOU CANDIDATO?
A persistência depende de uma perspectiva mais ampla. Sempre acreditei que a maioria das coisas que desejamos não aparecem do dia para a noite. Acredito que as pessoas persistentes fortalecem-se com a crença de que o que elas querem pode ser feito.
Faço esta introdução para reconhecer publicamente o meu maior desejo profissional: ser Presidente da OAB; presidir a minha classe que tanto amo e respeito.A minha decisão de concorrer ao próximo pleito da Ordem não surgiu de um mero deleite. Encontra raízes fortes na minha adoração pela profissão, na militância diária, no magistério que exerço com carinho e também na minha família.A profissão de advogado espelhada no grande Evaristo de Moraes; na militância traduzida na labuta forense, no magistério representado pela minha responsabilidade em transferir conhecimentos aos futuros operadores do Direito e, com certeza, na minha família: 'trincheira' de resistência nos momentos de desânimo.
Desejo ser Presidente da OAB de Campos, pois acredito que não deve haver mudança e sim, uma alavanca delas. Tenho certeza de que a verdadeira mudança começa de dentro para fora, ou seja, temos que amar o que fazemos. Um Presidente não deve silenciar-se no vazio de seu gabinete.Vejo que a minha classe passa por momentos muito difíceis. Vários profissionais fora do mercado de trabalho, prerrogativas sendo desrespeitadas diariamente, alguns magistrados dotados de soberba, custas judiciais exorbitantes, Núcleos de Atendimento Gratuito que tiram o 'ganha pão' do advogado, dentre outras dificuldades que tornaram a profissão de advogado difícil de ser seguida pelos jovens e mantida pelos mais experientes.Um ponto que deve ser abordado é a minha renúncia ao cargo que ocupei na atual gestão da OAB de Campos. Foram quase dois anos de dedicação ao grupo, à Comissão da OAB Jovem, ao atual Presidente, aos sonhos e às promessas que fizemos juntos de construirmos algo diferente.Poderia estar até hoje fazendo parte do atual grupo, mas entendi que os ideais que nos conduziram à vitória perderam o foco central: o advogado.Concordo que muitos avanços devem ser feitos no campo acadêmico. Entretanto, o advogado não vive somente de congressos e seminários. Os advogados 'respiram' Forum, vivem da labuta diária, das audiências, de mandados e de clientes.
O advogado precisa voltar a 'encher o peito' e a orgulhar-se de ser integrante da uma nobre e imprescindível classe. Para isso, ele precisa ser respeitado no exercício profissional. Necessita de um Presidente que se faça presente no gabinete do juiz ou nas serventias quando um advogado for desrespeitado.Quero deixar claro aos meus pares que não serei um candidato revanchista. Tenho profundo respeito pelos atuais integrantes da OAB, mas não ficarei em silêncio quando a Ordem que eu tanto amo não se postar ao lado de um advogado quando ele precisar de sua entidade.Serei incansável na próxima eleição. Disputarei os votos dos senhores com muito afinco; feliz pelos votos conquistados no decorrer da caminhada e respeitoso por aqueles que serão direcionados ao(s) meu(s) concorrente(s).A bandeira de meu grupo serão as prerrogativas profissionais, tão maltratadas nos dias de hoje. Ofereço aos nobres advogados uma chapa independente formada por advogados que desejam dividir comigo esse grande ideal.
Advogados que nunca se abstiveram de atender um cliente e que nunca se esqueceram da importância que representam no cenário social e jurídico de nossa nação.
Sou candidato porque desejo aos meus amigos de profissão exatamente o que almejo para mim: uma militância digna, ética, célere e com as prerrogativas respeitadas em conformidade com a lei.
Pensando assim que lutarei pelo seu voto.
Que Deus nos abençoe.

Cláudio Andrade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Fábio, gostaria que fizesse a postagem da Chapa Ordem de Verdade para que seu leitores/internautas tivessem acesso as propostas, e ou entrevista com os concorrentes da chapa da situação da OAB. Em que pese a sua amizade com o candidato da chapa de oposição, a igualdade de oportunidades é importante para a democracia. abraço

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro(a) Anônimo(a),

Que postagem?

Já respondi aqui em outro post a meu amigo Xiru, que assessora no marketing a chapa da situação, deixando o espaço à disposição para publicar manifestações da chapa "Ordem para todos".
Não sou advogado, tampouco jornalista. Logo:
1- O assunto não é pauta prioritária aqui - em que pese reconhecermos a importância da OAB no espectro da sociedade civil;
2- Este blog também não se sente comprometido com padrões básicos de jornalismo no que se refere à "imparcialidade".
Contudo, mantemos o espírito democrático e o respeito pela chapa "Ordem de Verdade", e se suas propostas ainda não foram aqui publicadas é porque não nos foram enviadas.
Atenciosamente.

Anônimo disse...

Caro Fábio,

as propostas da Ordem de Verdade foram postadas para todos os blog em que o email fica disponível na respectiva página. Eu não consegui encontrar o seu email. Caso realmente possa divulgar nossas propostas, agradecemos e pedimos que nos envie seu email para a direção filipeestefan@ordemdeverdade.com.br.
Forte abraço

Carlos Alexandre