sábado, 10 de outubro de 2009

Lindberg no ataque

Nessa última sexta-feira (09/10), ao término de uma semana repleta de movimentos táticos com vistas às eleições de 2010, o prefeito de Nova Iguaçu e pré-candidato do PT ao Governo do estado Lindberg Farias voltou a se posicionar de modo enfático na defesa da candidatura própria do partido no estado do Rio. Alguns dias após as ("deselegantes") declarações da ex-prefeita Marta Suplicy repudiando a hipotética candidatura de Ciro Gomes e reafirmando a necessidade de uma candidatura majoritária do PT em S.P. (na ocasião ela chegou a afirmar que Ciro "não tem nada a ver com S.P."), Lindberg partiu para o ataque: "Agora, um fato chama atenção. Depois de percorrerem o país falando em alianças amplas, em o PT abrir mão de candidaturas a governador em nome de um projeto nacional, importantes dirigentes nacionais do PT se calam e acham que em São Paulo não dá para abrir mão de candidatura nenhuma. Fazem uma análise pragmática. Sabem que sem candidato a governador, a chapa de deputados é prejudicada. Não ouvi nenhuma declaração do presidente do partido e deputado federal por São Paulo, Ricardo Berzoini. Agora, ele vem ao Rio falar que o PT tem que retirar a candidatura no Estado. Nós, do PT-RJ, não aceitamos."
Além disso, em face aos problemas enfrentados pela população com o precário e degradante serviço de trens no Rio, como também com a elitista conivência do Governo Cabral com os interesses da empresa SuperVia, ele declarou: "Há anos a população da Baixada sofre com os péssimos serviços prestados pela SuperVia. São atrasos nas viagens, desrespeito aos trabalhadores, falta de segurança e acidentes. Aqui estamos na Idade da Pedra, o sistema de transporte é totalmente ultrapassado." Num "mano a mano" direto com Cabral ele cobra: "E aí, governador? Ontem foi na Baixada; hoje, na Central do Brasil. É mais uma ação de vândalos, vagabundos?É hora do Governo do Estado assumir sua responsabilidade e tomar uma posição dura em relação à Supervia."
Segundo Lindberg (lindbergfarias.blogspot.com), não só por razões político-eleitorais mas em reação às prioridades da atual gestão, "Vamos ter candidato a governador, até mesmo porque essa é uma necessidade do povo trabalhador do Rio que precisa, novamente, unificar as forças que defendam seus interesses. A minha candidatura a governador deu mais um passo a frente porque, com esse fato, muitos que articulavam contra ela perderam a coerência e legitimidade de seus discursos.".

8 comentários:

Roberto Torres disse...

O PT paulista se acha o unico que nao pode ceder em nome do projeto nacional.. Eta turminha complicada rs rs..

Ceder em nome de Ciro nao pode, mas em nome de Cabral pode.

Achei a declaracao de Marta um horror, preconceituosa inclusive. Ciro tem sido um dos mais fieis e honestos aliados do presidente Lula, defendendo o governo com afinco, sem abrir de mao de avaliacoes criticas, e mostrando o que significa a "turma do Fernando Henrique". O PT de sao paulo deveria "dar as maos para os ceus" de Ciro aceitar abrir mao de seu projeto legitimo de ser uma segunda candidatura governista.

Um abraco

Anônimo disse...

Vamos organizar e unir este partido na cidade, precisamos de vocês.

Anônimo disse...

Nessa arrumação do PT no estado porque o partido em Campos não aproveita e lança um deputado forte, como por exemplo o prof Roberto Moraes? Você, Fábio, que é do grupo do Roberto, porque não o incentiva para tal empreitada?

Anônimo disse...

O PT em Campos tem a obrigação de fazer uma oposição programática, responsável e política ao governo de Rosinha Garotinho. E tem mais, tem também a obrigação de se unir e lançar uma candidatura à prefeitura. Passou da hora do partido na cidade chegar ao poder.

Anônimo disse...

Não sou filiado ao PT, mas gosto muito do partido, principalmente pelo que fez e está fazendo o governo Lula neste país. Lindberg poderia retornar à Campos com mais frequência, até para inspirar o partido aqui. O PT de Campos tem grandes nomes, mas eles parecem que tem medo de eleição. Lula disputou várias até ganhar. Vocês tem que insistir, tem que aparecer para o povo, só assim para ir se tornando conhecido.
Se ele sair candidato à governador, voto no Lindberg!

Anônimo disse...

o bicho tá pegando lá no blog do Félix Manhães, é por isso que o pt nunca vai pra frente nesta cidade. Vcs são muito divididos.

Anônimo disse...

O PT de Campos vai lançar algum candidato a deputado estadual e federal?

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro(a) anônimo(a) do dia 11/10 às 13:40,

A sua impressão converge com a proposta de nossa candidatura a presidência do PT local.

Quanto a uma eventual candidatura do Professor Roberto Moraes, um dos mais qualificados quadros políticos da cidade, meu amigo e companheiro, terá sempre meu apoio. Depende apenas de uma decisão pessoal dele e de seus compromissos no IFF.

A pré-candidatura do Lindberg Faria tem todo o meu apoio, aliás, acabo de colocar o link de seu blog na página principal do blog.

Quanto a possíveis pré-candidaturas do PT de campos em 2010, com a morte trágica do companheiro Roberto Barbosa o único nome colocado até agora com tal intenção é o do sindicalista Helio Anomal.
Este blogueiro apoiará a candidatura a reeleição do Deputado federal Chico d'Angelo, que, apesar de hoje radicado em Niterói, é campista e tem atuado fortemente em seu primeiro em defesa de Campos e do NF.