segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Não é sério.

Recebemoa aqui um atencioso comentário da SECOM da prefeitura na última vez que tratamos do assunto. Mas este não respondia as críticas centrais daquele post.
Na manhã de hoje, ao cruzar a cidade do Parque Esplanada até o Parque Rosário, utilizei dois ônibus. Em ambas as linhas - Pecuária, Viação Tamandaré e Capão, Viação Siqueira - circulavam os malditos microônibus e voltei a observar - e a me indignar! - com a situação dos idosos.
Só na linha Pecuária, três idosos pagaram a passagem integral (R$ 1,60), já que os dois assentos destinados à gratuidade nos famigerados micro já estavam ocupados por outros dois senhores. Eles eram portadores do "cartão cidadão" (?) classificado como "isenção". Na prática esse cartão é inócuo, pois deixa os idosos isentos de qualquer benefício, mesmo do desconto oferecido aos portadores do cartão "redução". O acesso aos dois lugares reservados nos micro é garantido apenas com o documento de identidade! Um absurdo!
Como já dissemos aqui, a utilização indiscriminada dos microônibus na maioria das linhas, sem critérios que preservem os usuários, além do desconforto proporcionado ao universo dos passageiros é, na prática, um artifício que vem sendo utilizado pelas empresas subsidiadas para burlar o direito dos idosos!
Cabe ao poder concedente, com a autoridade de quem irriga mensalmente os cofres das empresas concessionárias, preservar este direito. Ou os idosos são menos "cidadãos" que os outros?

2 comentários:

Anônimo disse...

Fabio, alem dos idosos existe a questão dos estudantes que estão passando pela mesma situação. E bom observar o seguinte a lei não se discute cumpri-se e apenas sobra a opção de contesta-la na justiça. Sera que a prefeitura de Campos quer derrubar a lei federal ou estadual e municipal que da gratuidade a idosos estudantes e deficientes fisicos atraves de um reles cartão cujo beneficiario e apenas as empresas de onibus visto que o passageiro apenas paga 1 real dentro do onibus pois os 0,60 centavos e pago com o seu dinheiro atraves de tributo, tudo muito estranho e nada transparente , ou sera que da pra alguem afirmar com certeza que este montante pago as empresas é realmente aquilo de direito.Muitas indagações sem resposta , e a propósito tanto faz micro onibus ou onibus normal é obrigatoriedade esta prevista em lei , esta na hora da justiça em Campos se pronunciar ou tudo vai ficar parecendo muito estranho...

Anônimo disse...

Uma outra questão muito relevante com respeito ao transportes de coletivos em Campos é mostrar a população um mapa completo e abrangente sobre todas as empresas de onibus em nossa cidade, tipo em que dia e qual valor foi pago pelas mesma spela licitação da linha que ela explora , sera que todas as empresas estão em dia com suas obrigações fiscais , suas linhas foram realmente licitadas e pagas a prefeitura? E se não por que as utiliza?existe augum decreto municipal para isto?Ele foi aprovado pela camara municipal como manda a lei? E preciso desvendar estes misterios e pelo que eu vejo so temos BLOGS serios para se incumbir de tal empreitada, comecem por exemplo cobrando o seguinte: quem é o verdadeiro dono da empresa Progresso a população precisa saber de tudo, pois e seu dinheiro é quem banca tudo isto.A proposito ja que temos o poder judiciario federal e estadual instalados em nossa cidade e sabemos que eles são muitos rigorosos, nos cidadãos gostariamos que eles tambem participassem desta empreitada, ou esse 1 real vai se tornar muito caro a população.