segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Valeu a viagem?

Estive ontem no debate entre candidatos à presidência estadual do PT realizado em Campos. O público foi modesto. Cerca de cinquenta pessoas compareceram ao evento, a metade vindo de municípios vizinhos, pela organização do PED ou acompanhando os candidatos.
Menos de 2% dos filiados no município acompanharam a exposição das propostas de três dos candidatos à presidência do PT-RJ - Lourival Casula, Tafarel e Luis Sérgio.
Em que pese a saudável e democrática oportunidade do encontro, considerando que a maioria dos presentes já chjegaram ao auditório do Sindipetro-NF com candidato definido ou com simpatia por um deles - inclusive pelos ausentes Bismark Alcântara e Waldek Carneiro - fico a me perguntar: que lucro tiveram os candidatos presentes ao cumprir a agenda prevista pelo regulamento do PED?
Ao meu lado, estava um velho amigo. Talvez o único filiado ali sem candidato definido. Além de tentar cabalar mais uma vez seu voto para a presidência do DM, brinquei com ele: "Seu voto deve ser o mais disputado aqui!"
Mais tarde, nos falamos por telefone e não resisti a curiosidade: "Definiu seu voto?" E ele: "Não."
Entre risos concluí: "Acho que esse debate não serviu pra muita coisa!"

6 comentários:

Douglas Barreto da Mata disse...

Observações ao debate:

1.Ele não é destinado a convencer ninguém, na medida que a platéia, pelo que observei, já vem com voto definido.
2.Infelizmente, como inclusive foi observado pelo Félix, o debate sobre a pré-candidatura do Lindebrg Farias, contaminou todo o debate.
3.Outro ponto é que o PED, como definirá as direções partidárias que cuidarão das alianças e táticas eleitorais, reproduzem, além das tendências, os cortes das candidaturas, o que engessa ainda mais o debate.
4.Mesmo assim, com todos esses problemas, o evento em si é uma novidade e um diferenciador do PT em relação aos outros partidos.

Um gesto emblemático é podermos confrontar uma liderança como Luís Sérgio, deputado federal, ex-líder do PT na Câmara, relator de várias CPIs, e comissões, a ainda assim, humilde, democrática e fraternalmente, mas com a franqueza necessária, o parlamentar termina o debate e vem até os militantes para continuar a discussão.
Esse tipo de coisa só acontece entre nós petistas.
Veja, que como falei ao deputado, admiro seu "gesto" de vir até aqui, ouvir a grande maioria de opiniões contrárias ao que postulava(aliança com Cabral), tudo dentro de um ambiente de respeito e amplo debate.

Continuo com meu voto indefinido, mas tenho certeza que o resgate de momentos como esse, consolidam o PT, ainda que os "resultados" não sejam os melhores.

No PT, os medalhões ainda prestam contas de seus atos.

Dever Cumprido disse...

Fábio meu amigo, o debate é sempre enriquecedor, nós sabemos bem disso, da maneira como o calendário é feito e principalmente pelos estímulos conjunturais tais eventos são sempre de baixa presença. Agora dizer que não serviu pra nada... Só mesmo quem apóia o candidato fujão. Cadê o Bismark, manda ele acordar e por os pés na estrada.
O debate aí em Campos foi pela manhã e aqui em Itaperuna a tarde o cenário foi o mesmo:
• Não se discute proposta para direção partidária apenas política de aliança.
• O debate de política de alianças nesse momento e com esse público é extemporâneo, ele deve ser travado após o PED, porque quem vencer terá que encaminhar com autoridade e competência o que o partido decidir, seja candidatura própria ou aliança.
• Finalmente aí teve uma diferença aí teve um indeciso (Logo Douglas, que não votará em fujão de debate, tenho certeza) por aqui nenhum.
Mais Luis Sergio chega Lá e com o voto do Douglas.
Abraços

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Ok Senhores.
Sem dúvida o debate é em tese importentes.
A mim, particularmente, ele é muito mais caro que outros expedientes que devemos combater - e sei que vocês repelem tanto quanto eu - mas que, infelizmente, tenho informes que se desenvolvem em níveis intoleráveis no processo em curso.
O que quis questionar foi a pouca disposição da militância para o debate. Me incomoda a distinção e desproporção entre universo de eleitores (filiados) e militância. Algo muito distinto de nossos tempos românticos...
As opções precedem o debate político e tem motivações nem sempre tão políticas ou politizadas...

Meu caro Paulo, acho difícil um segundo turno para seu candidato. Até pelo tom dos debates observado por vcs - sem querer entrar no mérito se isto é oportuno ou não. Mas a pecha de candidato da aliança com Cabral, frente a disposição da mioria dos filiados é um fardo. Devo reconhecer a coragem do Deputado Luis Sérgio.
Vamos "disputar" o voto do nosso velho amigo, rs,rs,rs!

Douglas da Mata. disse...

A ausência do Bismark foi justificada.
Estava, de acordo com as informações repassadas pela mesa, prestando serviço de segurança a primeira-dama.

Não votaria no Bismark, porque no meu raso entender, essa "dissidência" dele não passa de estratégia do CNB para aumentar suas chances, e espremer o campos minoritários.

A questão do lindberg e cabral não será resolvida no PED, eu não tenho dúvidas disso. Se o candidato disse que um pedido do presidente basta para demovê-lo, não tem sentido utilizar essa questão como divisor político da disputa.

Por outro lado, todos os outros candidatos ou representam, como é o Luis Sérgio, ou foram "sócios" dessa gestão desastrosa e desrespeitosa do cantalice.

Confesso que está arriscado eu votar em branco. lá e aqui. Ou melhor, nem ir votar.

Paulinho, meu amigo, há quanto tempo.

Um abração.

ruivo disse...

eu nao fui porque fui dormir no domingo as 7:00 da manha!

emburaquei no sabado e perdi todo meu domingo!

a hiena disse...

Não perdeu grndes coisas, não. A não ser pelas intervenções do Douglas e do Félix Manhães, foi aquela mesma xaropada. São as mesmas caras há mais de 10 anos.... Luiz Sérgio, Odisséia, Hélio Anomal, Casula..... e o PT só patina.