quarta-feira, 2 de julho de 2008

Má notícia!

Já havia percebido as obras na loja. O Gustavo Lemos me deu a má notícia, confirmada hoje pelo Vitor Menezes no Urgente (leia aqui). O Professor Wainer Teixeira jogou a toalha e está fechando ou negociando a franquia da Livraria Vozes que mantinha em Campos. Uma pena!
Sempre sinto muito quando fecha uma Livraria na Cidade. Foi assim quando fechou a Companhia dos Livros, no Parquecentro...
Agora, ficamos apenas com as veteranas Ao Livro Verde e Noblesse - que me parecem sustentadas pela "teimosia" de seus donos e ancoradas no segmento de papelaria, aparentemente bem mais próspero - e com a Honey, no Centro de Compras da Pelinca. O blog saúda à família Sobral e ao Sr. Rangel e ao seu livreiro Zé Maria, com quem nós, amantes do livro, continuamos contando.
Fico especialmente surpreso e triste porque tenho informação de que o empreendimento do Professor Wainer foi planejado e se concretizou por ser viável, tendo apresentado problemas recentemente, segundo ele declarou ao Urgente.
Me parece que, além da carência de leitores na planície, esta rede joga um papel fundamental na retração do mercado. Recentemente, quando do lançamento do livro do Vitor Menezes, soube que seria oferecida uma versão digital (arquivo). Esperei o lançamento - o último que fui na Vozes - para comprar o meu exemplar, "de verdade". Agora mesmo, há algumas semanas, comprei pela internet 2 títulos que tinha visto na Bienal - onde se imagina encontrar livros com preços mais baixos - com desconto de cerca de 40% com relação aos preços da feira literária. Assim, fica difícil para o setor suportar a concorrência.

Nenhum comentário: