sábado, 7 de fevereiro de 2009

Artigo

O velho novo congresso de sempre.

Sarney na presidência do Senado. Michel Temer na presidência da Cãmara de Deputados. Collor disputando a Comissão de Relações Exteriores, junto com Eduardo Azeredo. Renan Calheiros de volta a mídia, em razão da vitória de Sarney. Quércia de volta, e com pompas. Picciani e seu continuísmo exarcebado na ALERJ.
As velhas raposas do novo congresso. Tudo vale para sair do ostracismo. Mundos e fundos são ditos e prometidos. Os Paralamas cantam" nas favelas, no senado, sujeira para todo lado". Prefiro a sujeira das favelas, que são aliás causadas pela omissão do Estado. Nas favelas temos mais dignidade, ou é ou não é. Em Brasília não. Começa dizendo que não e termina dizendo que sim, e isso na maior naturalidade.
Sarney junto com sua filha, dominavam a política no Maranhão, estado este que possui um dos maiores índices de pobreza do país. Foi um péssimo presidente. Inflação disparando a cada dia e a conta sendo paga até hoje.
Michel Temer é o menos pior se assim posso dizer. Mas té-lo de novo como presidente da Cãmara, não me agrada. Prefiria Aldo Rabelo.
Collor, depois de se eleger senador por Alagoas, pediu licença do cargo, foi viajar o mundo. Volta agora querendo status e privilégios, que seriam garantidos pelo badalado cargo de presidente da comissão que tanto sonha.
Eduardo Azeredo, é o homem do mensalão mineiro. Renan Calheiros consegue os melhores índices de produtividade no ramo da pecuária, mesmo numa crise de febre aftosa. Quércia é o passado, é o exemplo de uma política mesquinha, de uma eleite paulista que não se preocupa com o povo.
Picciani não larga o osso da presidẽncia da ALERJ.
A juventude tantou lutou contra essas raposas e agora eles estão de volta, disputando poder e benesses. Esse congresso não muda de jeito nenhum.


Marcel Cardoso cursa Licenciatura em Geografia no Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET Campos). Presidente do Diretório Central dos Estudantes da mesma instituição, é também Diretor de Extensão Universitária da UEE / RJ.

ATUALIZAÇÃO em 10/02, às 07:00, para correção ortográfica provocada por comentário de nosso amigo Ruivo. (Por Fábio Siqueira)

2 comentários:

Anônimo disse...

fala marcel!
muito bom o seu artigo, mas peço licença para duas pequenas correçoes: primeiro o trecho da musica q vc citou pertence a legiao urbana, o paralamas apenas regravou. e a forma correta de escrita é benesses.

Marcel Cardoso disse...

Grande Ruivo, agradeço pela sua valiação sobre o artigo e também pelas duas correções. Depois eu me lembrei que realmente a música é do Legião Urbana.Valeu.