domingo, 1 de fevereiro de 2009

Questão de conceito

A página 2 (política) da edição de hoje da Folha da Manhã reitera declaração da companheira Odisséia Carvalho publicada na edição de sexta do mesmo jornal:

"Parece que algumas pessoas preferem se esconder num blog a se exporem num debate democrático."

Ainda que não tenha sido citado, vou vestir a carapuça para repelir tal assertiva que me parece equivocada no que tange os conceitos de "exposição" e "democracia" - o que talvez manifeste algum preconceito ou desconforto com a internet. Ora, a exposição num blog, onde opiniões assinadas podem ser lidas, arquivadas e impressas instantâneamente por milhões de leitores, me parece muito maior do que numa reunião com menos de 40 participantes, onde o dito nem sempre fica registrado, ou onde a ata, as vezes, pode não se ater exatamente ao que foi dito. Já a idéia de democracia é algo que se associa intrinsecamente à rede. Aqui todos que pensam e tem o que dizer podem participar do debate interativo. A moderação não censura idéias e opiniões divergentes das do blogueiro. E não há a manipulação das "garrafinhas" que às vezes ocupam assento e levantam crachás movidos por razões outras - que podem até ser legítimas - mas não se atém ao exercício da vocação pública.

5 comentários:

Anônimo disse...

Êêê... coisa maluca, essa! Quer dizer, então, que debate democrático é só quando se está cara-a-cara?!!

Bem, deduz-se que os blogs são lidos, né? Por que não comentados (devidamente assinados, óbvio, porque anonimamente não vale!)? Mais democrático que isso...

Creio que os demais "encarapuçados" agradecerão a defesa. rs!

bj e bom domingo!

Ricardo André Vasconcelos disse...

Fábio, se vc tiver cópia, por favor, reenvie para mim o seu comentário sobre a nota da Fundação Zumbi, que eu vi mas perdi por engano.
Abçs

Ana Paula Motta disse...

Não sou filiada ao PT há mais de 10 anos (talvez quase 15,sei lá)mas como a questão envolveu os debates travados nos blogs venho aqui meter minha colher de pau (sou cozinheira à antiga).
Muitos blogs repetem a falta de democracia que ocorrem em partidos e sindicatos quando tomam decisões em assembléias e reuniões esvaziadas ou com um pequeno exército arregimentado de maneira pouco recomendável. Mas não tem sido o caso desse espaço aqui.Durante a campanha eleitoral tive meus comentários, mesmo os divergentes, publicados por aqui ( e no Ricardo André) o que não aconteceu em outros espaços, onde mesmo escrevendo de maneira objetiva,não ofensiva e assinando e colocando minha URL tive diversos comentários "censurados".
A prática equivocada não pode ser imputada ao veículo blog,mas a maneira como os mesmos são administrados,ou seja,assim como em instências partidárias o que dá o tom é a maneira como que "dirige" seja partido,sindicato ou blog.
Esse espaço tem zelado pela diversidade de opiniões, eu mesma discordo muitas vezes do autor e tenho certeza de que posso expor minhas divergências por aqui.
Abraço fraternos e blogueiros

Ricardo André Vasconcelos disse...

Fábio, achei o comentário e acabei de postá-lo.
um abraço

Anônimo disse...

A democracia é fundamental! Esse espaço não foi imparcial; fiz campanha pelo voto nulo(cada um tem uma opinião); para isso, procurei, modestamente, mostrar os equívocos dos canditados Arnado(12)e Rosinha Garotinho(15).

Toda as críticas ao 12 eram publicadas. O mesmo não aconteceu quando o alvo era o 15. Isso aconteceu SISTEMATICAMENTE.

O único blog que publicou ambas as críticas foi o do Xacal.

Conheço o Fábio há 20(vinte) anos e fiquei pasmado com a sua postura.

Não é sem motivo que ele foi criticado por muitos por sua imparcialidade.

Espero que a sua participação "merecida" na Diva da Manhã seja marcada pelo sucesso. Você é uma pessoa inteligente e que contribui para o crescimento desse município.

Contudo, não perca o seu objetivo.
Algo que aconteceu com muitos.

Lembro-me da última conversa que tive com o Lenílson Chaves e eu lhe disse:

A vida só vale a pena se for um Pablo Neruda(confesso que vivi).