sexta-feira, 21 de agosto de 2009

REDE BLOG: Breve comentário em tempo

Faltando ainda pouco para a meia-noite, só agora este pai/blogueiro tem tempo de "atracar o relê" e postar ainda nesta data mais um breve comentário sobre a iniciativa da REDE BLOG de pautar a postagem coletiva do mês com o propósito de se defender de iniciativas de empresas de comunicação no sentido de atentar contra a independência e a liberdade de expressão na internet.
Entendo que as manifestações de solidariedade ao Professor Roberto Moraes e a outros blogueiros citados judicialmente pela Folha da Manhã desencadeadas há cerca de dez dias vem cumprindo com êxito um papel importante no sentido:
1- de retomar alguma organicidade desta REDE virtual;
2- de chamar a atenção da sociedade para os riscos representados pelas hipóteses de censura prévia e de constrangimento sobre os blogs e as possibilidades de interação dos mesmos com a sociedade/leitores;
3- de forçar tal empresa a refletir sobre a contradição implícita entre a natureza de sua atividade e os termos dos processos propostos por ela.
Assim, creio que esta breve contribuição, mais que uma obrigação deste blogueiro, proponente desta mobilização da REDE, é parte de mais um esforço coletivo que não termina aqui. De parabéns a REDE BLOG e todos os seus membros que, independentemente da oportunidade de participar desta postagem coletiva, integram de alguma forma esta mobilização que mais que um ato de legítima defesa é uma campanha em defesa da livre manifestação de opinião e pensamento.
"Sigamos em frente"!

5 comentários:

Anônimo disse...

Bem atrasado! O medo de não ter mais espaço na Folha de Embrulhar Peixe Podre o manteve calado durante a melhor parte do debate. Agora, depois que muitos já se pronunciaram, mas parece um sussurro em meio a um Fla x Flu.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Talvez a sua leviandade seja maior que sua covardia. Ou vc andava por marte? Ou, de resto, vc só passa por aqui quando lhe convém destilar algum ódio que tenha por mim?
Estas hipóteses talvez expliquem o absurdo comentário acima. Pois "atrasado" o blogueiro só chegou para a postagem coletiva de ontem, não neste debate. Senão vejamos! Leia o que publicamos aqui em 11/08:

"(...) este blog conclama a toda a REDE BLOG a se articular em defesa da liberdade de expressão de opinião em nossos espaçoes virtuais, incluindo as desejáveis manifestações interativas dos internautas. Podemos ainda discutir nessa mobilização, conforme idéia salientada pelo Xacal, formas de constituir um fundo solidário para a defesa dos blogs e dos blogueiros contra ações constrangedoras através das quais o poder econômico da mídia e as bancas advocatícias compradas por ele buscam calar o debate democrático e independente que aqui se trava."
A quem interessar possa, ler o post na íntegra
http://fabiosiqueira.blogspot.com/2009/08/solidariedade-irrestrita.html

Mais sobre o assunto foi ainda aqui publicado respectivamente na mesma data e no dia 17/08
http://fabiosiqueira.blogspot.com/2009/08/um-canhao-de-audiencia.html

http://fabiosiqueira.blogspot.com/2009/08/pura-ficcao.html
Este ultimo post foi ainda publicado como artigo na própria Folha da Manhã e teve aqui grande repercussão na forma de comentários. Logo, acho que não fiquei "calado durante a melhor parte do debate."

Isso sem mencionar - embora isso não seja da sua conta - dos constantes contatos que mantive diretamente com o Professor Roberto Moraes ao longo destas semanas, tratando muitas vezes deste assunto.
Para finalizar, pois já estou dando muita importância a esta leviandade, o espaço no jornal me foi oferecido e está sempre à disposição dos editores. Sempre esteve clara para o diretor da empresa que me fez o convite que não abriria mão de minha independência. Não desmereço o convite e a oportunidade de manifestar ali minhas opiniões, mas não estou disposto a ceder um milímetro em minhas convicções para manter tal espaço. Acho que além de desinformado e irresponsável, vc não me conhece - ou é leviano mesmo!

Perdi muito tempo aqui, pois a oportunidade coloca um debate importante: a responsabilidade de blogueiros e comentaristas nesta REDE BLOG. Não podemos jamais abrir mão da interatividade democrática. Mas temos de ter critério e bom senso para conviver com certos estúpidos, sobretudo os covardes que se escudam no anonimato, que aparecem por aqui. É um preço que se paga!
"Sigamos em frente".

alencar disse...

Fábio do meu coração, não perca tempo com quem é covarde.Pior do que anônimo é o pseudo anônimo que se esconde por trás de falsa identidade com direito a uma "Foto" de si...

xacal disse...

esses comentaristas são uns imbecis...mande-os todos dar o cú ao capeta, Fábio...

bom, se não quiser, eu mando:

ô, ô, você aí, comentarista de 21.08 das 05:48...

Vá dar o cú ao capeta...

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Comentarista de 22/08 às 05:48, Xacal!

É... acho que desta vez gostaria mesmo de mandar o dito cujo "dar o cú ao capeta"...

Pois que vá!