quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Rosinha, enfim, retoma sua prática autoritária na educação

Acabo de falar com o Vereador Renato Barbosa (PT) ao telefone. A demora deste post se explica por este fato. Não queria abordar o tema sem ouvir o autor da indicação legislativa que propunha ao Executivo Municipal a realização de eleições diretas para as direções das escolas da rede municipal, reprovada na noite de terça-feira no retorno dos trabalhos do Legislativo após o recesso de julho.
Pois pra minha surpresa, ao encaminhar à bancada do governo orientação para votar em contrário à indicação, o seu líder, Vereador Jorge Magal, não apresentou argumentos que justificassem tal posição. Apenas posicionou-se dessa forma determinando a reprovação da matéria.
Votaram favoráveis à gestão democrática nas escolas da rede municipal apenas os Vereadores Rogério Matoso (PPS), Abdu Neme(PSB), Dante Lucas(PDT) e Marcos Bacellar (PTdoB), além do próprio Renato Barbosa, autor da proposição.
Lamentável a orientação do governo e a posição de sua bancada, após sete meses de diálogo e perspectiva de implantação do método democrático na rede municipal. Fica a dúvida se em algum momento cogitou-se de fato a substituição da postura autoritária que caracterizou a gestão de Rosinha no governo do Estado no que se refere ao tema aqui abordado, ou se todo o diálogo promovido junto à SMEC e à prória Câmara - inclusive em audiência pública - bem como a sugestão da hipótese na campanha eleitoral, eram iniciativas natimortas? Ou ainda, se a disposição ao diálogo sobre este tema foi alterada apenas em função dos questionamentos promovidos pelo SEPE Campos com relação à terceirização da merenda escolar na rede municipal?

4 comentários:

Anônimo disse...

Não estou surpresa com o acontecido... Acho lamentável!!! As palavras são poucas para explicar o sentimento de indignação e falta de perspectiva de que um dia os funcionários concursados serão valorizados...

PROFª LUCIANA disse...

É lamentável, porém, esperado, já que estamos sob um "regime" que pressiona e busca aniquilar qualquer idéia que esteja vinculada à prática democrática.
Essa é a prova de que o maior dos medos dessa gestão está, justamente, baseado naquilo que a democracia pode proporcionar: o enfraquecimento e até o fim de um sistema falido e autoritário!
Continuamos na luta, pois nossas idéias e nossa voz ninguém pode aprisionar!
Beijos

Anônimo disse...

"Fica a dúvida se em algum momento cogitou-se de fato a substituição da postura autoritária que caracterizou a gestão de Rosinha..."

Fábio, na época de Garotinho prefeito, havia eleições diretas nas escolas,salvo engano foi no governo dele que isso começou, acho que com mais diálogo e um pouco de pressão, as eleições serão retomadas.

abraços

Anônimo disse...

Fábio,
Em momento algum acreditei que este governo pudesse atender este pleito do sindicato. Acho também muito difícil que você tenha acreditado, mas de qualquer forma, estava fazendo seu papel de buscar através do diálogo.
Quanto ao anônimo de 19:05, o Garotinho de décadas atrás é muito diferente do que aí está.
É de destacar, para parabenizá-lo, a atuação nesta luta do vereador do PT, Renato Barbosa.
Abraço.
Paulo Sérgio