quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Demodé"?

De tanto destilar seu ódio de classe, a oposição "ruralista" capitaneada por representantes da bancada do demo - grupamento que representa a tradição arcaico conservadora da UDN, da ARENA, do PDS e do PFL - conseguiu, com o auxílio do PIG (partido da imprensa golpista), instalar uma CPI para investigar o repasse de verbas públicas para ONGs supostamente ligadas ao MST.
Isso mesmo. Como dissemos aqui na segunda-feira, enquanto na França o governo estuda liberar 1,4 bilhões de euros como auxílio econômico para os fazendeiros que tiveram prejuízos com a crise mundial, aqui a oposição reacionária quer questionar e "investigar" o repasse de cerca de 160 milhões de reais para ONGs ligadas à agricultura familiar, ao longo de seis anos!
E o Deputado Caiado (DEM-GO) - aquele mesmo que sonhava em ser Presidente em 1989 cavalgando um equino de raça que segundo o também candidato LULA custaria bem mais que todos os gastos da sua campanha - ainda criticou a contestação do colega Ivan Valente (PSol-SP) à despropositada CPI tentando classificar o discurso do parlamentar paulista como "demodé".
Ora senhor latifundiário, olhe para França! Lá está a "modernidade", dura modernidade onde os - pequenos - proprietários rurais tem de assumir postura militante para se proteger da dinâmica perversa do mercado capitalista. Por aqui, permanece o arcaísmo conservador dos pseudomodernos latifundiários do "agro-negócio". Algo tão demodé que remonta o status dos donatários e sesmeiros do século XVI. Assim como naquela época, os "modernos" latifundiários de hoje, os Caiado, Maggi, Abreu e outros tantos - muitas vezes o sobrenome remonta uma linhagem de coronéis - querem dispor das benesses do Estado para explorar bóias-frias, obter subsídios e concentrar patrimônio. Mas não admitem qualquer apoio ao movimento social.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! Ótimo texto!
Abs
Paulo Sérgio.

Gustavo Carvalho disse...

Trata-se do mais do mesmo, o "arcaísmo como projeto" redivivo. O eterno retorno da direita que não se assume como direita. O pior é que com o pe$o de sua bancada e de sua base social, nem o governo Lula consegue mudar essa agenda! É só ver a discussão sobre índices de produtividade no campo. Além do mais, está provado que a agricultura familiar responsável pela maior parte da produção nacional.

Roberto Torres disse...

Eu nao sou um cara muito afeito a violencia, mas o Caiado "me desperta os instintos mais primitivos". O pior que e a proposta da CPI teve eco na camara, muito alem do estrume ruralista.