domingo, 1 de novembro de 2009

O autoritarismo impopular

Como foi noticiado hoje (31/10/09) pelo blog do josias (Josias de Souza articulista e blogueiro da F. de S. Paulo), o próximo artigo de FHC para os grandes jornais é o mais virulento ataque ao Governo Lula. Tal reação de inusitada agressividade sanguínea por parte do insípido ex-presidente, parece se justificar como uma reação psicológica ao seu narcisismo ferido pela constatação do óbvio ululante: a maciça impopularidade de seus governos e a definitiva rejeição à sua figura pública (amplamente registrado em todas as pesquisas de opinião). Para seu desespero, essa percepção também parece dominar em seu próprio partido, pois como argumenta Aécio Neves, a sua candidatura presidencial é a mais viável por não re-editar o confronto desfavorável entre as gestões FHC e Lula.
Contudo, abstraindo as razões psicológicas, resta aos homens públicos o peso da responsabilidade de seus posicionamentos. Nesse sentido, o espetáculo que FHC proporciona ao distinto público não é somente patético mas politicamente simbólico. Segundo o ex-sociólogo, o Governo Lula é portador do "DNA do autoritarismo popular" que "pode levar o país [...] a moldar-se a um estilo de política e a uma forma de relacionamento entre Estado, economia e sociedade, que pouco têm a ver com nossos ideais democráticos". Como qualquer cientista social poderíamos tentar investigar os fundamentos objetivos de tal bombástica afirmação. Assim, apontaríamos as rupturas de preceitos constitucionais, o desrespeito às garantias fundamentais e os atentados ao Estado de Direito perpetrados pelo Governo Lula (?). Contudo, perante a parcialidade obscena de um posicionamento tão simploriamente ideológico só nos resta lamentar. Lamentar que um auto-declarado democrata se preste ao papel de líder da direita fantasma do Brasil realizando seu esporte predileto: demofobia.

3 comentários:

Renato Barreto disse...

Meu caro Gustavo, também fiquei impressionado com o artigo. Esperava uma crítica consistente ao governo, obrigação de intelectual. O artigo é muito ruin e vem do cidadão que é mais preparado do PSDB e que tem o dever de liderar seu partido. Perde o Brasil e a democracia.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

O tal Sr. sempre foi esta fraude intelectual! E foi também um fracasso na gestão. Guindado ao poder pelo êxito do plano Real, onde coordenou um grupo de competentes economistas, nada avançou no social.
As últimas declarações de Aécio são a mais pura expressão do impasse eleitoral dos tucanos. Devem ter calado fundo no vaidoso ex-presidente. Daí o "palpite infeliz"...

Roberto Torres disse...

Fiquei impressionado. E incrivel como o narcisismo enburrece. Fora os devaneios e as mentiras do texto, sobra apenas a ideia requentada da conspiracao patrimonialista da esquerda, que se prepara para assaltar o poder por meio de uma republica sindicalista. FH lidera a cegueira politico-intelectual que a direita tem em relacao ao Brasil. Na politica sua insignificancia e cada vez maior. Na sociologia ainda lhe falta, como dizia Darcy Ribeiro, uma idéia original.