quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Literatura "licenciosa"!

Troquei figurinhas litarérias com meu amigo Gustavo Lemos - Filósofo, professor universitário e colaborador desse blog. Ele "confiscou" meu Capão Pecado, já mencionado aqui, e que acebei de ler na última noite do Ano, enquanto era seu hóspede em Farol, e eu estou concluindo a deliciosa leitura do Diário de um fescenino, que ele havia deixado sob minha guarda há algumas semanas. Gostei muito dos dois livros. Mas, reverências feitas ao belo e cru romance de Ferrez, devo confessar que esse blogueiro se identifica mais com o estilo do veterano carioca Rubem Fonseca, de quem sou fã, preferências futebolísticas à parte.
O candidato a escritor, protagonista de Ferrez, vira metalúrgico e tem um fim trágico e realista na prisão, desiludido e longe de um "final feliz" que por um momento se desenha e logo se dissipa no texto por ser por demais improvável ali. Mundo cão na veia, na real!
Já o bem sucedido escritor, protagonista de Fonseca, às voltas com suas efêmeras paixões e constantes conquistas amorosas, se livra de uma trama que também o leva ao cárcere - claro, em cela especial - graças às suas boas relações com advogados, apesar de nutrir por eles antipatia decorrente apenas de seu gênero. Em liberdade, encontra o seu final feliz, "infinito enquanto dure"! Vale conferir esse delicioso texto, que apesar de trazer no título anúncio licencioso, é contido para os padrões de Fonseca.
Diferentes estilos, tramas ambientadas em cenários distintos, mas em comum a qualidade dos textos e a sensibilidade para abordar aspectos universais da condição humana, presentes em realidades tão distintas. O blog recomenda!

Um comentário:

Izis disse...

Olá Fábio, sou uma atrevida medida a escritora, rs gostaria muito que vc lesse minhas "obras" e se possível me contatasse para trocarmos figurinhas também
Essa é minha página
http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=43760

meu e-mail: izis_egpcia@yahoo.com.br

bjs