segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Sul-Americana vale o que?

O meu amigo Cláudio Andrade faz festa em seu blog para a classificação do seu Fluminense - atual VICE-campeão da LIBERTADORES - à... Copa Sul-Americana.
Com todo respeito ao Inter, Campeão da semana inclusive com a torcida deste blogueiro, e ao Dr. Cláudio: O que vale esse torneio?
Alguns caraminguás, o status de um título inédito, exótico - fato comemorado pelo colorado gaúcho - e... ???
Sem trocadilho, como diria um amigo meu - por acaso também tricolor: "Grandes merda advogado!"
Deixo claro que desfaço também do "feito" do meu Flamengo que ficou com uma das NOVE vagas para a "interessantíssima" competição ao conquistar o "Troféu incompetência" com o 5º lugar, após insistentes deslizes de Cruzeiro e Palmeiras, doidos pra entregar a vaga da Libertadores nas últimas rodadas. É isso mesmo, são NOVE vagas, quase a metade dos participantes da Série A vão pro exótico torneio. A linha entre o "mérito" de estar na Sul-americana e a mediocridade do rebaixamento é tão tênue que vários times, como o Fluminense e o Atlético-PR, chegaram ás últimas rodadas disputando a vaga conquistada e ao mesmo tempo com risco de degola!
Eu, de minha parte, acho que se o cofrinho de Kléber Leite e Márcio Braga não estivesse tão vazio, era melhor dar a vaga pro Santos. Em matéria de título exótico acho que a Série C - que aliás o Fluminense ostenta em seu currículo - tem maior significado - o ascenso - do que a malfadada Sul-Americana.
Como diriam as menines do A gente se envergonha mais aguenta...: "Eu passo!"

6 comentários:

Bruno Lindolfo disse...

A Sul Americana não vale nada mesmo, valia quando seu prêmio era poder disputar a Libertadores.

Mas a graça no caso, e talvez tenha sido a intenção do Cláudio, é dizer que, no fim das contas, o Flamengo terminou com o mesmo "título" do Fluminense.

Ser vice continental não é pouca coisa não. Lembremos que o vice da Europa é o Chelsea. E como futebol não é apenas tradução de títulos, mas de toda magia que lhe circunda, não trocaria o vice da campanha épica e memorável do tricolor pelo campeonato estranho e atípico sobre o fortíssimo Cobreloa, após uma pixotada contra o Galo Mineiro. Engraçado que a maioria dos Flamenguistas que conheço, e que são da minha idade, se gabam por essa conquista que nem viram ou participaram.

Vibrar e vier o momento, eis a tônica do futebol e que anda bem capenga pro lado dos times do rio em geral, pelo menos nos últimos 20 anos.

Minhas condolências aos vascaínos que passarem por aqui, de verdade, mais do que ninguém sei o que é isso, como bem lembrou o Fábio, foram 3 vezes!
Confortem-se com o fato de que, um dia, o Flamengo também incursionará por lá!
Zoar o próximo, eis a segunda grande tônica do futebol.
Rs.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro Bruno,

Não minimizei a importância do VICE da LIBERTADORES, foi isso mesmo que eu quis destacar com a caixa alta. Por isso mesmo, não vejo motivo para quem esteve tão perto do título realmente importante nas Américas se animar com o caça-níqueis da competição exótica, conforme Claudinho!
Com todo respaito a vcs, se a intenção era espezinhar o desmpenho do Fla como vencedor do "Troféu Incompetência" foi um tiro de festim, pueril, já estávamos preparados para o fracasso. Ainda assim, vcs ficaram 19 pontos atrás do Mengo. Muita cois a para o segundo melhor time das Américas. A propósito, o melhor: a LDU não é tão melhor que o Cobreloa de 1981!
E creia - eu sou "um pouco" mais velho que vc - seus contemporâneos flamenguistas, e mesmo vc, não tiveram o prazer de ver jogar aquele time comandado por Zico. Mas ele era muito, mas muitíssimo melhor que os três times do São Paulo tri-campeão, que o Chelsea de Felipão, que o Milan campeão do mundo, que a Inter tri-iltaliana, que o Boca, que o Manchester de hoje... Sou Flamengo por causa daquela máquina, só comparável em termos de Brasil ao Santos de Pelé e ao Botafogo de Garrincha.

Só não entendi a contradição: vc se solidariza com os vascaínos e pragueja a nós?
Mas tudo bem. Apesar da incompetência de Kléber Leite, acho que depois de vários anos correndo esse risco o Mengão está um patamar acima dos demais times do Rio no que se refere a estrutura. Os resultados nos últimos três anos refletem isso apesar da frustração do momento.
Estamos longe da segundona e da "zoação" de vcs.
Abs.

Bruno Lindolfo disse...

Não é contradição, Fábio, você sabe bem como funciona o estigma do rubro negro para com as demais torcidas. A gente torce por todo mundo, menos pelo Flamengo.

Mas essa antipatia começou do lado de lá, afinal o chato sempre pronto pra nos zoar é sempre um flamenguista e a única torcida que faz organizada pra torcer contra é a do Flamengo.

A solidariedade com o Vasco é mais pelo Dinamite, não tardará e alguém levantará a voz para dizer que tempo bom era com Eurico.

Para o futebol do rio, na verdade, bom seria que ninguém caísse, ano que vem chegará mais um paulista no Brasileiro. Mas com o Flamengo a gente torce pelo descenso, nem que seja pra não ouvir mais essa piadinha infame que Roberto acaba de colocar no blog dele. Rs.

Abs.

Bruno Lindolfo disse...

Com relação à estrutura e a vantagem do Flamengo discordo. Sem paixões clubísticas, nos últimos anos Flamengo e Fluminense se postaram acima dos rivais, com relação a conquistas e amarguras ambos experimentaram coisas parecidas: já rondaram a zona de rebaixamento, já amargaram perdas na Copa do Brasil para times medíocres, foram Campeões da mesma Copa, do Carioca e têm estado em posições parecidas no Brasileiro. Dou leve vantagem ao tricolor por ter se erguido, vindo do inferno, consolidando uma parceria com a Unimed e se colocando bem na maioria dos campeonatos pós séries B e C.
Quanto à cartolagem, melhor não comentar, mas acho que fico com Márcio "Clodovil" Braga do que com a nossa dupla Branco/Horcades.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Pois é, sua análise é razoável, porém o Fla - apesar de também irregular - tem me parecido mais estável e em ascensão.
Concordo com a importância da "parceria" - meio "caracu" - com a UNIMED, mas em termos de futuro, parece que isto vai virar problema. Li na mídia que o patrocínio - e a linha de crédito infinita - vai babar!

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Entrando um botafoguense no papo...
Como o Bruno disse, "A gente torce por todo mundo, menos pelo Flamengo."rsrsrs
Ontem, confesso, até estava torcendo pelo time da gávea para ajudar o Vasco, mas este já estava fadado ao rebaixamento. Fruto dos desmandos do sr. Eurico Miranda. Espero que a maioria da torcida vascaína tenha consciência disso.
Meu Botafogo foi salvo pela chegada do Ney Franco e com uma arrancada que acabou nos salvando.
Como eu disse no meu blog, não consigo entender essa euforia dos tricolores, mas tudo bem...
Quanto ao time da Gávea, bacana vê-lo tomar de 5 de um time tão fraquinho como o Atlético-PR!!!

saudações de um botafoguense preocupado com o futuro.