terça-feira, 11 de agosto de 2009

SOLIDARIEDADE IRRESTRITA

Em função de compromissos profissionais, sindicais e particulares, só agora há pouco este blogueiro voltou a esta rede e tomou conhecimento de um inaceitável ataque da Folha da Manhã por meio de sua assessoria jurídica ao blog do Roberto Moraes - leia aqui.
Mais que uma ação hostil, e a nosso juízo injustificada, contra o blog citado, a ação significa um ataque à liberdade de opinião em toda REDE BLOG local!
Inconcebível que um jornal, que deveria pugnar pela liberdade de imprensa - e já agiu assim em outras ocasiões defendendo jornalistas ou se queixando da "indústria da indenização dos danos morais" - agora venha agir no sentido de criar constrangimento à livre expressão de pensamento e de opinião crítica sobre órgãos de imprensa por parte de blogueiros e de seus leitores.
Assim, este blog conclama a toda a REDE BLOG a se articular em defesa da liberdade de expressão de opinião em nossos espaçoes virtuais, incluindo as desejáveis manifestações interativas dos internautas. Podemos ainda discutir nessa mobilização, conforme idéia salientada pelo Xacal, formas de constituir um fundo solidário para a defesa dos blogs e dos blogueiros contra ações constrangedoras através das quais o poder econômico da mídia e as bancas advocatícias compradas por ele buscam calar o debate democrático e independente que aqui se trava.
Viva a REDE BLOG!
"Sigamos em frente"!

2 comentários:

Dignidade disse...

Caro Fábio, concordo com a idéia do Xacal para abertura de um fundo solidário para defesa dos blogs e blogueiros, e também deixo uma sugestão para que a rede blog local se organize em prol de montar uma associação ou organização.
Além de nós estarmos em defesa da rede blog, também podemos atuar contra grupos, entidades e poder público que venha tentar ou atentar contra a liberdade de expressão e outras ações pertinentes.
Abraços.

PROFª LUCIANA disse...

A palavra que incomoda

Tomando-se a língua como um fator social e, portanto, um mecanismo de reprodução de ideologias, não devemos esquecer que uma de suas principais características refere-se à natureza mutável que a constitui. Essa, provavelmente, a que mais incomoda aos pequenos grupos que buscam e reforçam a perspectiva ideológica de mascaramento do real.
Os blogs são hoje uma das vias de propagação de idéias e estímulo ao pensamento criativo e reflexivo, bem como um instrumento onde são proferidas palavras e opiniões de modo imparcial, talvez por isso também observamos tamanho crescimento.
A linguagem e a base das reflexões feitas na rede blog constituem-se de uma construção coletiva, num processo de interação, não como em outros veículos de comunicação onde apenas somos direcionados a receber as informações “selecionadas”, embora alguns dos profissionais envolvidos na distribuição dessas informações sejam realmente comprometidos com a verdade.
À capacidade de mudança da língua, atribui-se a palavra que incomoda, incomoda por ser resultado de pensamento e análise e não mais raiz de ideologias que só fortalecem a ordem social que serve aos desígnios de uma elite.
A palavra é de quem pensa, de quem lê. Quem lê não é inerte, não absorve o jogo de palavras de regras impostas, mas produz suas regras e dissemina suas idéias e conclusões.
É nesse propósito que se encontram os blogs de grandes pensadores que contribuem para um novo aspecto social de uma cultura que pensa e não se cala.
Dessa forma, as palavras aliam-se aos significados de quem as lê, a leitura é feita de diversas formas, dentro dos variados contextos, produzindo sentidos diversos que se multiplicam nos debates e discussões propostos na blogosfera que a cada dia é composta por mais pessoas que designam a qualidade dos debates e opiniões a cerca das informações e acontecimentos atuais.
A blogosfera incomoda apenas a quem julga que as palavras pertencem a quem as escreve e não observa que as palavras e seus significados pertencem a quem os lê.