quinta-feira, 20 de setembro de 2007

INJUSTIÇADO!


Apesar das reclamações de alguns leitores mais politizados, não resisto a tratar do esporte bretão. Sobretudo neste post, que não se refere a algum triunfo do Goyta ou do Mengão. E embora tenha a ver com um problema do rubro-negro - são tantos ultimamente - não é esse o centro da questão aqui.

É impossível deixar de ser solidário ao atacante Obina, suspenso por 120 dias por trocar agressões com o zagueiro Índio do Internacional de Porto Alegre. Trocar sim! Pois quem já viu o brucutu Índio jogar sabe que ele abusa do jogo viril e privilegia o contato físico, não se limitando a caçar os atacantes em campo com faltas, mas também utilizando o expediente da provocação, buscando com sutis agressões desestabilizar emocionalmente os atacantes dos times adversários. Diga-se de passagem, este aspecto boçal e violento do futebol - que precisa mesmo ser disciplinado - não é um privilégio do Índio, nem novidade no esporte em questão. Os expertises da crônica esportiva fingem não lembrar que o futebol sempre registrou faltas e entradas criminosas, brigas e pancadarias homéricas, que não eram punidas pois não havia registros e provas quando não havia as tão decantadas "câmeras da GLOBO" - espécie de BBB das quatro linhas - para alcaguetar os atletas. Como consumidor, não vejo muita vantagem com relação às antigas transmissões com poucas câmeras e sinal aberto! Um hiato: confesso aqui que adorei dia desses, quando, em gesto mau-humorado, o árbitro Wilson Luiz Seleme (SP) retardou o início do jogo para mandar tirar a maldita microcâmera do fundo das redes.

Voltando ao fato: Obina foi punido porque o STJD - talvez inspirado pelo vetusto e implacável Ministro Joaquim Barbosa, tão na moda - entendeu que ele "agrediu deliberadamente" o Índio. Pois bem, Adriano, outro brucutu colorado, acaso atingiu Ibson - que continua lesionado pela entrada - "sem querer"? Foi expulso? Vai ser sunpenso pelo STJD? E o Coelho do Atlético-MG? "Esbarrou" no Kerlon? Quantos meses esses gladiadores vão levar de gancho? Mas acabo de ler que o Luis Alberto, do Flu - coitado, sofre quando abre a boca - já está ameaçado por um douto procurador da egrégia corte desportiva porque DECLAROU que iria "arregaçar" o Kerlon se esse lhe aplicasse o drible da foca! Deixa ver se entendi: os que reagem ou ameaçam são duramente punidos. Mas os que de fato "arregaçam" recebem indulto de árbitros complacentes e do vigilante STJD?

É preciso ainda estabelecer critérios para punições desportivas e disciplinares a partir do que não está na súmula. Afinal imagens e recursos tecnológicos valem ou não para condenações ou recursos? Explico: se um time perde um campeonato com gol impedido pode recorrer utilizando a imagem como prova para anular a partida ou vale a súmula? Ora, então como uma "agressão" que não está na súmula pode condenar um profissional a suspensão de quatro meses? É preciso que a FIFA se entenda com a Justiça Desportiva! Ou os recursos tecnológicos valem como prova e reformam decisões ou não!

Ainda pior. E as partidas que não são televisionadas? E os lances que eventualmente escapem às dúzias de câmaras? Vale-tudo??? Algumas dessa questões nem são formulações originais deste blogueiro, mas continuam sem resposta. Enquanto isso, só o Anjo Negro pagou o pato e garantiu holofotes para mais uma corte - como têm gostado de aparecer esses magistrados!

Salve OBINA! A nação rubro-negra está com você!

Foto: Agência GLOBO.

Nenhum comentário: