sábado, 15 de novembro de 2008

Ecos de Barack na Planície

Há uma semana do feriado do dia da consciência negra por aqui, o Presidente eleito do Tio Sam foi destaque no caderno de cultura do Monitor Campista nesta semana.
Para quem não teve oprtunidade de ler, o Comentários reproduz neste fim-de-semana os textos de dois de meus articulistas prediletos, que escrevem naquele privilegiado espaço.
Começamos pela primeira parte da original e bem-humorada reflexão da multimídia Simone Pedro, publicada na edição de quarta-feira. Um olhar singular para a saga dos astro pops negros do mês, com os pés bem fincados no chão do cotidiano nesta planície:

Para Lewis e Barack – Parte 1
A portinha da caixa de correios fez o mesmo ruído de sempre. Se eu pegasse as correspondências sempre à meia-noite, qualquer morador do prédio poderia deduzir que se abrem as portas do inferno. Avistei aquele amontoado de correspondências e fiquei assustada. Meu Deus! O que será que fiz com meus cartões de crédito? Preciso parar de gastar tanto com sapatos.
Abro a porta da sala e acendo a luz. Examino as correspondências por um minuto. Suspiro, aliviada. Nem todas se tratavam de cobranças. Eram também cartas de amigos. Engraçado! Quem mandaria tantas cartas hoje em dia? Logo para mim, que sou tão adepta a uma tecnologiazinha básica e avançada: e-mail, mensagem SMS, bluetooth, conexão wi-fi, entre outras coisas, confesso.
É claro que, àquela altura eu já abria destemperadamente os envelopes. Todas as cartas iniciavam-se pela mesma palavra: Parabéns! Parabéns, parabéns, parabéns, parabéns... Ah, uma carta mais original começava com Minhas Congratulações. Juro que nem em dia de aniversário eu recebi tantos votos de felicidade e apreço. Por um momento, achei que o bilhete da loteria acumulada da semana passada, talvez estivesse premiado e eu, tão atrapalhada, talvez não tivesse dado aos números sorteados, a devida atenção.
De toda forma, não mencionavam a Mega-Sena, ou coisa equivalente. Me parabenizavam por outros valores. E a semana inteira foi assim. Parabéns por Obama! Parabéns por Hamilton! Linda semana! Semana de Obama e Hamilton...
Eu ficaria super feliz e comemoraria com todos os meus irmãos negros (ou seriam afrodescendentes?), com muitas caipirinhas, não fossem as faturas a pagar, atrás de todas estas congratulações, também me parabenizando, mas por ter estourado a cota de créditos no último mês.
Liguei minha TV de plasma. Como não acordo de madrugada para assistir às corridas de Fórmula 1 e nem entendo nada de política internacional, me contentei com os resumos sobre a maravilhosa semana de Obama e Hamilton. Viva Obama! Viva Hamilton! Gloriosas vitórias e Obama e Hamilton. Eu choraria horrores de emoção! Não fosse o sono ficando tão pesado e me arrastando para a cama.
Boa noite, Obama! Boa noite, Hamilton!

(continua)

Nenhum comentário: