segunda-feira, 30 de março de 2009

Cabral e LULA

Há uma semana atrás ouvi de um respeitado e bem informado interlocutor que há grande disposição do governador Sérgio Cabral em usar o cofre cheio, obra de seu Secretário de Fazenda, Joaquim tranca-cofres Levy – inimigo número 1 dos investimentos sociais – para reabilitar sua ineficiente gestão e viabilizar sua reeleição.
As pesquisas divulgadas ao longo da semana confirmam a necessidade de tal atitude. Apesar da liderança, o patamar de aproximadamente 20% das intenções de voto é pequeno para quem pleiteia uma reeleição. Muitos governadores na sua mesma condição chegam ao dobro destes números. Na última pesquisa do IBOPE, Serra chega a 39% das intenções de voto para a sucessão presidencial.
Contudo, segundo meu interlocutor, os servidores públicos estaduais, a quem o então candidato Sérgio Cabral prometeu
mundos e fundos por meio de cartinhas atenciosas enviadas às suas casas, estariam excluídos do “saco de bondades” do governador. Mais uma vez, há contradição entre a gestão federal, com a qual o governador jura se identificar, e o governo de Cabral. LULA realizou ao longo dos últimos anos uma série de concursos públicos para diversos setores do serviço público federal. Além disso, vem recompondo os salários de diversas categorias de servidores da União que, por mais de uma década, tiveram seus salários praticamente congelados. Cabral mantém, desde que tomou posse, a política de terceirização e contratos precários em diversos setores do Estado. Além de não gostar de concurso público, também não tem uma política consistente de recuperação dos salários dos servidores.
Mas, para quem há de acusar este articulista de mover-se por mera inspiração corporativa, vale ponderar que esta não é a única limitação do governo que quer a todo custo o monopólio do palanque de LULA no RJ. A ineficiência da gestão se estende às políticas públicas de segurança e saúde, às ações sociais – onde o PT não consegue demarcar sua presença e se integra à mediocridade do conjunto da gestão – e à educação. Nesta pasta as boas intenções do ex-secretário Maculan foram substituídas pela tecnocracia, que agora acena com um pacote high-tech que não ataca os problemas reais da rede de escolas. Enfim, por falta de uma identidade, a associação do governo Cabral com a gestão de LULA parece não ir além da bajulação.


Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

10 comentários:

Anônimo disse...

Creio que se a pesquisa que coloca sérgio Cabral fosse feita na categoria de profissionais de Educação, ele não chegaria a tanto...
Estamos amargando mais um governo que fas da educação seu palanque eleitoral e no entanto, continuamos na mesma: principalmente sem aumento de salário. Espero que educadores não vote no fdp!!! Nem com Lula apoiando...

IAE disse...

"Além de não gostar de concurso público, também não tem uma política consistente de recuperação dos salários dos servidores."

Uma consequencia disto é a expressiva evasão de professores/pesquisadores da UENF para as Universidades Federais desde o ano passado. Mais de 10 sem reajuste e a falta de perspectivas de melhorias salariais para o Servidor do Estado.

Enquanto isto, no plano Federal, as Universidades e Cefet's tiveram gratificações incorporadas ao salário, reajuste com percentuais significativos, entre outros avanços...

Não há semelhanças entre um governo e o outro. Parece ser só bajulação eleitoreira mesmo.

Anônimo disse...

Entre Cabral e Garotinho; rejeito menos o primeiro.

Raskolnikov disse...

Meu caro Fabito, como em toda aliança tática (para a "governabilidade" ou eleitoral) não existe necessidade de identidades mais sistematicamente programáticas entre partidos ou planos de governo. Quando o caso envolve o pmdb, essa pretensão é totalmente ilusória. No caso da gestão do Cabral, cabe uma avaliação crítica do partido no seu conjunto e da militância em especial. Sem essa pressão da base, os dirigente do "ex-campo majoritário" vão nos levar para o ocaso definitivo. Esse adesismo automático ao gov. Cabral com medo de perder a possibilidade de aliança nacional é uma atitude covarde e contraproducente. É uma armadilha despolitizadora e oportunista. Pois na sequência desse governo, fracassado e impopular, o próprio pt vai sair desmoralizado. Por isso é mais que oportuna a mobilização do pt entorno da candidatura renovadora do Lindberg!
Saravá misifio

Anônimo disse...

O que vc me diz dessa noticia do site do Roberto Moraes? Contradiz tudo o que ocorreu na reunião com auxiliadora. Auxiliar de secretaria dando aula. Isso é uma vergonha! Abri um post sobre isso fabio!

Desabafo de uma mãe de aluno da Rede Municipal de Educação

"Olá Roberto...por achar o seu blog bastante frequentado além de respeitado, é que decidi escrever para relatar a seguinte situação. Sou mãe de aluno da Rede Pública. Como já é de conhecimento de mts, a falta de professores nas Creches e Escolas é tamanha, as crianças de determinadas séries estão ficando em casa, e outras turmas, quando vão,algumas vezes saem mais cedo. Um dia desse fui buscar meu filho na Escola e quis conhecer a professora dele para conversar.Fui surpreendida qd soube q um auxiliar de secretaria é quem estava dando aula p meu filho. Indagado sobre o motivo peloqual ele estava na sala de aula, obtive a resposta de que, devido a carencia de professores no município, ele recebeu a orientação da Secretaria de Educação para q ajudasse nas turmas. Soube até q em uma escola vizinha, a Diretora está indo dar aula tb, pois nao pagam RET mais, daí a deficiencia. Roberto, cadê o programa de governo que a Senhora Rosinha espalhou aos quatro ventos no período de campanha?Será q essa é a educação q ela prometeu proporcionar a meu filho, q tem aula c um Aux. de secretaria q nem o curso de professores tem? E Dona Auxiliadora? Está onde q não vê isso? Cadê o dinheiro q não está dando para pagar RET?Eu concordo q a gestão anterior estava bagunçada, MAS NUNCA FALTOU PROFESSOR PARA MEU FILHO. Isso me leva a concluir, q a bagunça do ano passado estava bem melhor (surtindo mt mais efeitos) do q a atual gestão.Sinto mt ter votado nessa Prefeita. Votei acreditando na MUDANÇA. Só q estou decepcionada, pois as coisas mudaram sim, só que de mal para pior.Então Roberto, venho fz esse apelo aqui no seu blog, para q essas autoridades competentes (ou incompetentes), olhem pela Educação de nossa cidade, q no momento está a mercê de quem realmente nao entende nada do assunto.
Muito obrigada pelo espaço.
Mãe de aluno"

FÁBIO SIQUEIRA disse...

"Entre Cabral e Garotinho; rejeito menos (sic) o primeiro."

Que fundamental contribuição ao debate!

QUEM rejeita?
Essa resposta, pode até ser irrelevante, mas seria demais argumentar POR QUE?
Se enviar por e-mail pode até desenhar...

Para mim, ambos são muito parecidos.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

E quanto ao anônimo das 13:37,

O blog do Roberto é realmente extremamente democrático. Não duvido da hipótese denunciada no relato enviado pela "Mãe de aluno", mas não vejo sentido em repercutir um post de um blog que tem maior audiência que o meu e, infelizmente, não identifico na denúncia elementos para dar consequencia a ela.
Numa rede com quase 250 escolas, é difícil constatar um problema em uma ou diversas unidades não identificadas.
Há amplo conhecimento de que, especialmente nas creches, turnos estão comprometidos, principalmente por falta de funcionários, agora sendo recontartados pelo TAC, e o governo reconhece isso. Defendemos (SEPE) na última audiência um concurso para funcionários, de forma a resolver definitivamente este problema nas unidades.
Quanto a hipótese de falta de professores, recebemos dados oficiais do governo negando tal carência. É preciso que haja denúncias concretas, ainda que anônimas, identificando onde estão localizados os problemas para que possamos agir e encaminhar eventual denúncia formal a instituições competentes.

Marcinho disse...

Nenhum comentário sobre mais um pênalti duvidoso marcado no apagar das luzes, pra beneficiar o framengo, cara-pálida?

Pau que dá em Chico, prá você, não dá em Francisco, certo?

Não podia esperar nada diferente de você mesmo, além do costumeiro chororô.

Anônimo disse...

Li isso em outro blog

"Polícia investiga blogs anônimos
Categorias: Imprensa
Tamanho do texto:
Leia em O Diário de hoje.

A Polícia Civil de Maringá poderá recorrer ao Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nuciber), de Curitiba, para tentar descobrir quem são os autores de dois blogs (páginas da internet) anônimos que estão sendo utilizados para denegrir a imagem de empresários, médicos, políticos, jornalistas, advogados e até membros do Poder Judiciário local.

Até ontem, mais de dez pessoas já haviam registrado boletins de ocorrência dizendo terem sido ofendidas pelo conteúdo das páginas eletrônicas.

As investigações tramitarão em sigilo e poderão contar com ajuda internacional, já que há suspeitas de que os autores estariam utilizando programas específicos, que bloqueariam suas identificações.

ATUALIZADO ÀS 12h28: O repórter policial de O Diário, Roberto Silva, que está acompanhando o caso, informa que quem fez comentários nos dois blogs, como anônimos, atacando as pessoas, terão seus IPs quebrados pela Polícia. “E não adianta mudar de computador, pois a polícia pegará os endereços de cada um pelo número da linha telefônica utilizada pelo computador da época e com isso não terá como o autor escapar”, explicou Silva. Segundo Roberto, todos serão indiciados no inquérito."
Legal isso.

Anônimo disse...

Ao último anônimo. Você deve estar de gozadeira. Denegrir a imagem de quem? Mais do que já estão?! Ou você está com receio ou defendendo algum padrinho seu?! E para provar que não é tanto, assim, vou me identificar. Meu nome é

ANÔNIMO!