quinta-feira, 2 de abril de 2009

Coerência?

O manganão aí na foto é o Deputado estadual Rodrigo Neves (PT). O jovem parlamentar se insurgiu na semana passada contra a possibilidade de um entendimento entre o PT de Niterói e o Prefeito do município Jorge Roberto Silveira.

Contudo, recentemente, o mesmo deputado fez um giro pelo interior fazendo profissão de fé aliancista em defesa de Cabrazinho Vergonha do Papai. Em Campos, foi recebido pelo militante Helio Anomal e circulou pela imprensa sugerindo uma versão - na qual não vejo sentido - de que uma candidatura própria petista ao governo do Estado contrariaria os interesses da candidatura de Dilma à presidência.

Difícil compreender como um parlamentar tão aliancista no plano regional, condena em Niterói a hipótese de composição do PT com uma administração de quem o partido se relaciona intensamente na última década naquele município. Godofredo foi vice de Jorge Roberto antes de assumir a Prefeitura. Muitos quadros da gestão municipal, responsáveis pelo melhor IDH do Estado, circularam pelas gestões de ambos partidos. Lá, ao contrário da estéril composição com Cabral, há um histórico recente de colaboração política razoavelmente bem sucedido entre tais forças políticas - PT e PDT - do qual o próprio Rodrigo já foi um dia ator importante e entuasiasta, ao sabor de sua conveniência.

ATUALIZADO em 02 de abril às 08:10

6 comentários:

Raskolnikov disse...

Trata-se de uma espécie de clone canhestro do garotinho, com os mesmos métodos do garotismo e as mesmas pretensões personalistas delirantes. É mais um "quadro" que a articulação/CNB (diga-se José Dirceu e cia) revelou para vida pública fluminense. Sempre mais do mesmo: o velho arrivismo como projeto político!

xacal disse...

porra raskol...a articulação tem muito a pagar pelos seus erros, mas não esqueça, foram eles que construíram as condições políticas para a eleição do Lula, e da ascenção do PT como alternativa de poder...

Raskolnikov disse...

Meu veio Xacal, deter a hegemonia partidária e conduzor o processo não significa que eles "construíram"! Além do mais isso (a vitóri eleitoral) não lhes garante nenhuma imunidade ética permenente. A vitória histórica de Lula e do PT foi do conjunto da militância! Afinal de contas o fato de ser hegemônico exige também RESPONSABILIDADE política e ética!
Saudações reformistas

xacal disse...

Não, essa eu não vou deixar passar:

"(...)não lhes garante nenhuma imunidade ética permenente.(...)"

E o que garante, a minoria neoudenista...? o senso "ético" da maioria da militância...?
A impossibilidade e a desnecessidade de tomar decisões, uma vez que está fora do centro do poder...?

Bom, quando você resolver essa "equação", me convide para um chá...quem sabe daí consigamos resolver outros "probleminhas" da humanidade e da política universal...

Raskolnikov disse...

Meu compadre Xacal, não seja tão simplório e simplista! Vóis micê estava louvando/defendendo o ex-campo majoritário por sua eficiência eleitoral na condução da vitória de 2002 como virtude transcendente às suas responsabilidades históricas. Agora vamos ao "osso" do problema: FINANCIAMENTO DAS CAMPANHAS POLÍTICAS! O famoso mensalão consistiu num método "heterodoxo" de viabilizar campanhas eleitorais futuras da base (taticamente) aliada. Presumo que vóis micê, como eu e a maioria da militância histórica do pt, não tinha a menor idéia de tal mirabolante dirigismo inconsequente. Além do mais, o mesmo hegemonismo deletério praticado pelo partido "para fora" é também aplicado "para dentro", ou seja, Dirceu, Delúbio e cia, montaram um sistema paralelo de poder e financiamento, e devem ser responsabilizados por isso. Para mim nenhuma práxis humana possui "imunidade ética permanente", pois isso seria idiotia (a face mais grotesca da alienação). Esse tipo de consenso passivo, desqualificador da crítica e do debate (típico dos métodos do ex-campo majoritário), é o inimigo principal da vida democrática e da vitalidade transformadora do partido. E o mais grave é que as personas que conduziram esse processo entraram em aparente decadência, mais seus métodos e hábitos não! Essa é uma das razões pelas quais o LULISMO é a esfinge do futuro do pt: ou o deciframos e mudamos a rota ou ficaremos prisioneiros e decadentes para sempre. Se vóis micê acha que o sucesso de 2002 deve legitimar uma "gratidão" acrítica e canina a esse tipo de política, estamos irremedivelmente em campos opostos! Para mim não vale a pena fazer política assim. Sugestão de leitura: Luiz Werneck Vianna: "O Estado Novo do PT".
Saudações adolescentes

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Debate em alto nível.
O bloguinho pode ser meio um clube, mas está bombando... ao menos na qualidade.
Bjs meninos.
E "saudações adolescentes" p/ vcs também!