quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estatuto do torcedor?

A semana corrida, com rápida incursão a Niterói na segunda, compromissos profissionais, sindicais e até mesmo breves momentos especiais e agradáveis me impediram de escrever antes sobre esse assunto.
Mas não dá pra passar em branco, ou melhor, sem rubro-negro, a passagem do Mengão pelos gramados goitacazes - no caso "americanos" - após mais de cinco anos de ausência do mais querido nestas plagas.
Por razões diversas.
Primeiro pela maravilhosa manifestação de amor da apaixonada galera do Fla. Numa noite de terça, chuvosa e com extrema dificuldade para adquirir ingressos... mais de oito mil rubro-negros "invadiram" o Godofredo Cruz e apoiaram o Fla contra o bom time do Americano. Que força da natureza é essa torcida! De parabéns a seção goitacá, ou GoytaFla, da Nação!
Mas, infelizmente, a nota não pode se ater apenas ao lado positivo do retorno do Mengão à cidade.
É que alguém se esqueceu de apresentar o Estatuto do torcedor ao Presidente César Gama e à sua diretoria.
Os problemas já se anunciavam pela indefinição da FERJ em confirmar a data e o local do jogo com antecedência. Há algumas semanas atrás ninguém sabia se o jogo Americano X Flamengo seria mesmo em Campos. Isso certamente impediu venda antecipada e organizada de ingressos para a partida. Era previsível a ansiedade da torcida após tão longa ausência do Mengão por aqui.
Confirmada a partida para o dia 31, foi difícil adquirir os mesmos na manhã de terça. Soube que na véspera - estava em Niterói - foi relativamente fácil compra-los em postos de venda credenciados. Festa dos cambistas. Na manhã de terça, enquanto centenas de torcedores disputavam o que havia de carga nas bilheterias do estádio do Americano, eles ofereciam fartamente ingressos no calçadão, com ágio que variava de 50 a 100% do valor oficial dos bilhetes. Mas o pior estava por vim. Às 18:45 - quarenta e cinco minutos antes da partida começar - milhares de torcedores com ingresso tentavam com muita civilidade se organizar espontaneamente em filas gigantes para ter acesso ao estádio pelas poucas opções de acesso oferecidas. Às 20:00, este blogueiro e centenas de outros pagantes - muitos com apaixonadas crianças ansiosas para ver de perto nossa paixão maior - permaneciam do lado de fora, "barrados no baile" - do vermelho-e-preto. Inevitável a indignação, a revolta e a tensão. Só então a PM foi chamada a organizar o acesso dos maltratados torcedores. Após um instante de quase conflito, o efetivo comandado pelo oficial Átila conteve a adrenalina e negociou conosco o acesso às oceosas sociais do time local, que se deu de forma ordeira e tranquila. Por sorte, pudemos, enfim, acompanhar a razoável atuação do Flamengo em seus melhores momentos, na segunda etapa de jogo. Soube depois que alguns torcedores que desistiram do acesso conseguiram a devolução do dinheiro, informação que carece de confirmação.
O fato é que nunca foi tão difícil entrar no Godofredo Cruz. Sempre fui lá ver o Flamnego jogar. De 1997 à 2003 fui a todos os jogos entre Americano e Fla realizados na cidade, muitas vezes aos domingos, e posso afirmar que nunca houve a desorganização desta semana. Parece que as obras realizadas pelo clube campista em seu estádio não melhoraram em nada a acessibilidade - talvez tenha piorado!
Fui entrevistado pela reportagem da InterTV ao conseguir chegar às arquibancadas. Tive minha indignada declaração no calor do momento, criticando o mandante do jogo contestada pelo supervisor do clube, que alegou rigor no cumprimento da carga máxima de nove mil ingressos para o jogo. Ora, então houve uma "farra do boi" no acesso de não-pagantes - ou algum outro "problema". Pois lá certamente havia mais de nove mil pessoas lotando todo o anel de arquibancadas do estádio, à exceção do canto esquerdo no limite com o Salesiano, que permanece interditado, apesar de tantas obras e laudos da defesa civil.
O Americano teve toda razão ao reclamar no ano passado o regulamento que garantia aos "grandes" o direito de não jogar no interior. Mas precisa se planejar e organizar para receber com conforto e dignidade os torcedores pagantes em uma partida desse porte.
Ao fim e ao cabo, com todo este calvário para entrar e a sucessão de gols perdidos pelo time no segundo tempo, valeu a vitória suada que deve levar o Fla para as semifinais da Taça Rio.
Apesar do gramado pesado, Erick Flores jogou bem e deixou boa impressão mesmo sem muito brilho. É promissor.
Ah, e quanto a absurda contestação do penalti, me recuso a polemizar diante de tanta desfarçatez. Basta dizer que o lance não seria válido nem no voley. O atleta do alvi-negro campista carregou a bola tão acintosamente com o braço que seria apontada "condução"...
Saudações rubro-negras!!!

5 comentários:

Raskolnikov disse...

Capa do O Globo no dia seguinte ao jogo: "Penalti Polêmico dá vitória ao Flamengo no fim do jogo"!

FÁBIO SIQUEIRA disse...

O rapaz que cobriu o jogo, caso não seja apaixonado membro da torcida "arco-íris" deve consultar um oftalmologista JÁ!!!
Repito, vi "em locus, no local" como diria um folclórico edil local e não há dúvida, tampouco polêmica - que só serve aos que temem a tradição de time de chegada - o braço do jogador campista foi de encontro a bola de forma tão acintosa que até no voley seria jogada irregular, condução!

No LANCE, diário especializado em futebol não houve qualquer contestação ao penalti claríssimo.

Podem chorar todos vcs "arco-íris", cachorrada, bacalhau e pó-de-arroz. Apesar de Kleber Leite, tâmo chegando no embalo... Segura aí!

Marcinho disse...

O "rapaz" que cobriu o jogo do Fluminense contra o Americano era um excelente repórter, imparcial, coerente e profundo conhecedor das regras de futebol...

"O rapaz que cobriu o jogo (Flamengo e Americano), cvaso não seja apaixonado membro da torcida "arco-íris" deve consultar um oftalmologista"

Hahaha
Fabio, vc é uma piada!
Como comentarista de futebol vc é um baita sindicalista de carteirinha!

Anônimo disse...

Sou torcedor do Flamengo, e isso não me impede de ser honesto nos comentários, afinal, jamais me corromperia com minhas situações imagine com um clube de futebol; Reconhecer que o Americano foi ¨garfado¨como todos os outros míseros clubes do interior estão sendo pelos Ex grandes é uma questão no mínimo de bom senso.Em outras palavras, o fanatismo não pode mascarar a realidade que atualmente é que, o Flamengo, Vasco 2ª divisão, Fluminense 3ª divisão e Botafogo 2ª divisão, são times medíocres, ridículos, baixíssimo nível.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Ao comentarista anônimo das 00:31,

Olha, acho que seus argumentos fazem mesmo sentido.
Não contesto o que eles tem de verdadeiro e sua pertinência em vários episódios.
Mas não no caso do jogo de terça.
Objetiva e honestamente: foi penalti! E o Flamengo foi - nesta partida - muito superior ao Americano, que mesmo assim teve chances claras de marcar, o que não ocorreu apenas graças à boa atuação de Bruno.