segunda-feira, 18 de maio de 2009

COM POSTURA?

Recentemente, por ocasião de um show gospel que em sua estratégia de promoção espalhou pela cidade cartazes em locais não permitidos, repercutiu na blogosfera local o imobilismo da Postura municipal frente ao empastelamento promovido pela organização do evento.
De lá pra cá, venho observando atentamente reflexos da atuação deste setor e confesso que, após um aparente “choque de ordem”, sugerido por algumas ações iniciais, não há grande diferença com relação ao que se observava na gestão anterior. A não ser que você não seja amigo do Rei, quero dizer, da Rainha, ou se não “incomodar” alguém que tenha algum tipo de influência na corte. A propósito, o responsável pelo setor em questão é arroz de toda festa, isto é, apesar de bravo soldado da tropa de Arnaldo e de Mocaiber em outros momentos, continua firme em uma função gratificada apesar de toda “mudança” anunciada pela Prefeita.
Pelo que observo em diversos logradouros da cidade, a ocupação do espaço urbano, incluindo as calçadas, continua desordenada, como sempre, apesar de ter sido coibida por algumas semanas no início da atual gestão. Alguns estabelecimentos tiveram que se adequar às “novas” regras, mas, aos poucos, reocuparam as áreas públicas indevidamente transformadas em prolongamentos destes. Em outras áreas nem há estabelecimento propriamente dito, mas as tais mesinhas plásticas estão lá, em plena rua, dando suporte a estruturas móveis e freezers que fazem às vezes de lanchonetes de fast food. Um leitor incauto imaginaria que andei por bairros da periferia. Mas quem circula pelo Centro e pela Pelinca sabe bem que o que descrevo aqui pode ser diariamente observado não só naquela avenida, mas também em outras vias como Alberto Torres e Barão do Amazonas, dentre outras.
Parece restar então ao relapso responsável pelo setor na administração municipal a arte de perseguir alguns comerciantes que não falem sua língua ou não estejam adaptados a possíveis métodos de acomodação política. É necessário que a postura se paute por critérios claros e universais. Não é razoável supor que, por interesses escusos, a burocracia possa reter o andamento de processos no sentido de regulamentar o funcionamento de determinados estabelecimentos. As Leis reivindicadas, bem como eventuais flexibilizações, devem valer pra todos.


Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

6 comentários:

Rafael disse...

Fábio, quer um exemplo emblemático? A churrascaria Aquarius, no Pq St Amaro, que fica em frente à Sede da Prefeitura. Além de avançar sua varanda sobre o espaço público ainda utiliza TODA a calçada para para colocar as mesas, nos dias de maior movimento, sextas e sábados. Pra piorar, os carros param ao longo da esquina e só resta aos pedestres circular pela rua mesmo. Já foram feitas diversas reclamações aos proprietarios, que sempre as ignoram...

George Gomes Coutinho disse...

Prezado Fábio,

Como disse no blog do Gervásio.. algo deve ser feito. Mas, gostaria de saber se os proprietários do Therapia´s gostariam que algo fosse feito. Sou frequentador da casa... mas isso não me credencia a puxarmos uma grita pública em prol do querido boteco.

Abçs e parabéns pelo texto

George

Rogério Souza disse...

O que ocorre em frente ao estacionamento da Santa Casa no início da rua Alberto Torres é uma prova cabal da falta de ação do poder público. Ali a calçada não existe mais e pela aparência acho que ninguém se salvaria no quesito higiene. É uma cidade sem lei...

Anônimo disse...

E a Alberto Torres? verdadeira Babilônia!

Augusto disse...

O caso da perseguição ao Terapia é um absurdo!
É o único bar que eu conheço que os donos coibem os automóveis que chegam tocando música, independentemente, do volume. Não há música, nem sequer som da televisão no interior do bar.As exigências sobre mesas na calçada foram atendidas e a perseguição continuou. Os obstáculos foram surgindo um após o outro.

Numa rua erma como aquela e de vizinhança que mal se conhece, o estabelecimento contribui e muito para a segurança do local. Perguntem aos moradores se eles se sentem mais ou menos seguros ao chegarem em casa à noite.

Victor Jr disse...

Acompanho muitos blogs da cidade e é muito legal ver essas tabelinhas que alguns fazem, deixando de lado qualquer vaidade. Infelizmente nem todos agem assim, mas quando acontece é bom para também para os leitores dos blogs. Mesmo que cada um tenha sua opinião.