terça-feira, 2 de junho de 2009

Nota do DCE do IFF

O Marcel Cardoso, Presidente do DCE do IFF envia para o blog nota oficial emitida ontem pela entidade:
NOTA OFICIAL EM RESPOSTA A ENTREVISTA DO PRESIDENTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL NILO PEÇANHA.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes do Instituto Federal Fluminense, entidade que representa os estudantes universitários dos campi Campos – Centro, Cabo Frio e Macaé, vêm a público esclarecer alguns pontos colocados pelo presidente do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha em entrevista a um jornal da cidade de Campos.
O DCE reconhece a manifestação pública realizada pelo Grêmio para a modernização dos micródromos do campus Campos – Centro, mas informa que antes mesmo da referida manifestação já havia solicitado a Gerencia da Tecnologia da Informação, uma solução para os micródromos do IFF, que pode ser comprovada pelo responsável pelo setor. No que se refere à afirmação do presidente do Grêmio sobre uma possível recusa do DCE a participar da manifestação, informamos que o mesmo entrou em contato por telefone com o presidente do DCE, que solicitou um documento oficial pleiteando uma parceria para a campanha em prol da modernização dos micródromos, solicitação essa que não foi respondida até hoje.
A atuação política que o DCE possui para realizar suas ações é deliberada em reuniões da entidade, e sempre converge para a prática do diálogo, princípio da democracia, onde os lados confrontantes podem expor suas defesas e construírem um ponto em comum.
A indicação do atual presidente desta entidade para o extinto Conselho Diretor da instituição foi feita pelo então Presidente do Conselho e Diretor do antigo CEFET Campos, Professor Luiz Augusto, que solicitou a época através de ofício ao Centro Acadêmico de Geografia, Grêmio Estudantil da sede e da Uned Macaé, a indicação de um titular e um suplente para a representação discente no Conselho. O Grêmio Estudantil da sede não quis participar do Conselho, assim a vaga de titular ficou com o C.A de Geografia e a suplência com o Grêmio da Uned Macaé. No período da indicação, não havia DCE constituído na instituição.
O fato de o presidente da entidade estar na sala da Reitoria não configura vinculação política. Possuímos um plano de trabalho, com ações a serem realizadas e que devem ser tratadas também com a Reitoria do Instituto. Da mesma forma, estamos sempre presente na Direção de Ensino Superior, Diretoria de Trabalho e Extensão, Pró – Reitorias, GTI, Gerência de Apoio ao Ensino e coordenações de cursos.
O DCE vem atuando de maneira séria desde a sua posse, Solicitação de trocas de bebedouros, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, conserto de vazamentos, ônibus para que alunos de Arquitetura e Matemática participem de congresso, apoio ao R Design e a cerimônia de posse da Feuc, Torneio de Futsal, Gincana Cultural, palestras e exibição de filmes e representação na Comissão do PDI, reuniões para criação da Empresa Júnior, do Cuca Campos e a implantação do Convênio Interinstitucional, são algumas das ações já feitas por essa gestão.
Afirmamos que não iremos mudar nossa atuação política. Todo cidadão possui o direto de manifestar-se de acordo com as suas ideologias e cores políticas – partidárias. Em momento nenhum o presidente do DCE nega a sua estreita relação com dirigentes do Instituto Federal Fluminense. Continuaremos a trabalhar da mesma forma e não iremos ser pautados por atos e palavras de outros segmentos de representação. Da mesma forma que reconhecemos as manifestações pela modernização dos micródromos e a campanha cobrando eleições para direção, cobramos respeito para com o DCE. As ações para tentar deslegitimar o DCE confirmam a existência de projetos menores, de cunho pessoal e vaidoso, realizados por pessoas que não merecem ocupar a função a que foram designados.

Atenciosamente,

Marcel Cardoso e Cardoso
Presidente – Gestão 2008 /2009

Nenhum comentário: